![]() |
O prefeito de Canutama, município que fica a 619 quilômetros de Manaus (Amazonas), João Ocivaldo Amorim, é acusado de improbidade administrativa pelo Ministério Público Federal, por constranger e intimidar servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio). De acordo com relatórios dos analistas ambientais, o prefeito tentou impedir que infratores identificados nos municípios fossem autuados durante a operação Balata II, em novembro de 2009.
No dia 16 de novembro de 2009, de acordo com o Ministério Público, o prefeito discursou, de forma exaltada e com tom intimidador, constrangendo os analistas ambientais do ICMBio. O prefeito teria dito para os servidores federais saírem da cidade. Para o Ministério Público, esta conduta colocou em risco a ordem pública, “pois incitada a população, poderiam ter ocorrido danos à integridade física dos servidores federais”, de acordo com o texto divulgado na semana passada pela assessoria de Imprensa do Ministério Público Federal no Amazonas.
Outra intimidação, de acordo com os analistas ambientais, já havia ocorrido no dia 13 de novembro de 2009, no gabinete da prefeitura de Canutama. Após fiscalização em flutuantes onde era vendido pescado, o prefeito teria tentado convencer servidores federais a não punirem as infrações, alegando que a fiscalização prejudicava a economia local. Ao não ter o pedido atendido, ainda segundo os relatórios, João Ocivaldo Amorim sugeriu à equipe mudar de foco e afirmou que a fiscalização geraria “revolta popular”, conforme o Ministério Público Federal. A ação tramita na 3a Vara Federal do Amazonas, sob o número 8245-18.2012.4.01.3200.
Leia também:
Na mira dos pistoleiros
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Que orelhas grandes você tem!
Três décadas colecionando registros sobre o lobo-raposa brasileiro →
Copa do Mundo das Áreas Protegidas: Grupo K
Na Copa das Áreas Protegidas, países colonizados precisam lidar com heranças duras. Enquanto isso, Portugal segue o líder na proteção marinha →
Saldo insuficiente: mais de dois terços das UCs federais apresenta déficit financeiro crônico
Estudo analisa financiamento de 300 UCs entre 2014 e 2023 e aponta subfinanciamento constante e déficits superiores a 83% durante quase toda a última década →

