Notícias

É quase lei

Foi aprovado o Projeto de Lei de Conversão (PLV 13/05) que proíbe o desmatamento em áreas que estejam sob estudo para possível transformação em unidade de conservação. O projeto é fruto da Medida Provisória 239/05, que causou polêmica porque permite que o Poder Público interrompa, provisoriamente, atividades econômicas que possam levar à degradação ambiental em áreas que serão protegidas. A MP possibilitou a interdição de 8,2 milhões de hectares de florestas ao longo da rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém), um dos pilares do "Pacote Verde" lançado em fevereiro em resposta ao assassinato da missionária Dorothy Stang. No Senado, a MP sofreu uma alteração. O prazo para a realização dos estudos sobre a relevância ambiental das áreas aumentou de seis para sete meses. Durante esse tempo, a área não pode ser desmatada. O objetivo é impedir a correria pela devastação de áreas reservadas à preservação ambiental, uma prática que vem se repetindo sempre que se anunciam estudos para a criação de uma reserva. Só falta a sanção presidencial para virar lei, mas a medida já está valendo. Só as atividades agropecuárias em andamento não estão impedidas de continuar atuando. O prazo para a sanção é de 15 dias úteis, depois que a Casa Civil recebe o projeto.

Lorenzo Aldé ·
16 de junho de 2005 · 21 anos atrás
  • Lorenzo Aldé

    Jornalista, escritor, editor e educador, atua especialmente no terceiro setor, nas áreas de educação, comunicação, arte e cultura.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
14 de agosto de 2026

STF dá 24 meses para Congresso regulamentar mineração em terras indígenas

Plenário referendou liminar do ministro Flávio Dino e fixou regras provisórias para a Terra Cinta Larga, que poderão usar 1% da área demarcada para eventual exploração

Salada Verde
13 de agosto de 2026

Quatro jacutingas se preparam para reforçar população na natureza

As jacutingas, ameaçadas de extinção no país, nasceram no Parque das Aves, e passarão por um período de adaptação antes da soltura no interior de São Paulo

Análises
13 de agosto de 2026

Restauração não é custo, é estratégia de desenvolvimento do Brasil

Restaurar a vegetação nativa é um caminho para geração de emprego, renda, investimentos e competitividade para o Brasil, muito além dos benefícios ambientais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.