Notícias

Tartaruga de pente: preserve seu casco tão bem penteado

A homenageada desta semana em ((o))eco está ameaçada pela caça predatória e pela poluição dos oceanos. Foto: Projeto Tamar

Redação ((o))eco ·
26 de outubro de 2012 · 9 anos atrás

A homenageada desta semana em ((o))eco é a tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata), uma espécie de águas tropicais. A tartaruga de pente pode ser encontrada nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, preferencialmente nos arredores de recifes de corais e em locais de águas rasas. Pesam até 150 quilos e sua bela carapaça pode medir cerca de 110 centímetros. Além de bela, sua carapaça é muito valiosa no mercado, usada para fabricação de aros de óculos, bijuterias e, ironicamente, pentes. Essa caça predatória já levou a tartaruga de pente a uma situação de quase extinção e é graças a vários programas e projetos de educação ambiental e preservação, como o famoso Projeto Tamar, que lentamente o número de indivíduos da espécie aumenta.

Ainda assim está criticamente ameaçada e precisa de atenção. Um dos períodos que exigem mais cuidados é durante a desova, que acontece no verão, com destaque para o litoral norte da Bahia e Sergipe, e o litoral sul do Rio Grande do Norte. São postos entre 70 e 180 ovos em cada ninho e o tempo de incubação pode durar de 45 a 75 dias.

A tartaruga possui um extenso cardápio que inclui esponjas, anêmonas, lulas e camarões, mas uma coisa é fato: sacos plásticos não são um alimento nutritivo e, inclusive, pode matá-las durante a ingestão. Não só a caça predatória, mas também a poluição é um grande inimigo dessa espécie tão dócil e que precisa ser preservada. Cabe a todos fazer sua parte!

 

Leia também
Bellini e as tartarugas – com Cláudio Bellini
Adriana e as tartarugas – heroínas anônimas
Filhotes de tartaruga na Paraíba
Pirarucu: a doçura do gigante de águas doces
O jacaré-de-papo-amarelo e seu sorriso nada amarelo

 

 

 

Leia também

Notícias
26 de novembro de 2021

Informação obtida via LAI revela que MCTI recebeu dados do desmatamento em 1º de novembro

Ministro Marcos Pontes disse que dados não foram publicados antes da Conferência do Clima porque ele estava de férias. Agenda oficial registra férias entre 8 e 19 de novembro

Notícias
26 de novembro de 2021

Jornalismo digital brasileiro se une em campanha de financiamento

Ação reúne 26 organizações com objetivo de arrecadar doações para fortalecimento do jornalismo digital de qualidade

Reportagens
26 de novembro de 2021

MPF pede anulação da Licença de Instalação do Linhão Tucuruí na terra Waimiri Atroari

Ação aponta que União e a Transnorte agem ilegalmente no licenciamento da obra. Autossuficientes em energia elétrica, os Waimiri Atroari são contra o empreendimento e sentem “a floresta sangrar”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta