Notícias

Arte ajuda a visualizar emissões de poluentes

Animação virtual apresenta emissões de carbono de Nova Iorque como esferas coloridas. Poluição de um ano é suficiente para cobrir a cidade

Redação ((o))eco ·
1 de novembro de 2012 · 11 anos atrás

E se, em vez de se dissipar no ar (e nos pulmões da gente), a fumaça emitida por automóveis nos grandes centros urbanos das principais metrópoles do mundo ficasse concentrada na forma de grandes bolas azuis coloridas? E se desse para visualizar a poluição? – sim, neste blog já se disse que dá para ver a sujeira no ar de São Paulo, mas agora estamos falando de bolas coloridas gigantes! Será que não seriam tomadas providências? Será que os impactos do sistema de mobilidade baseado em carros não seriam debatidos com a atenção necessária?

Foi partindo de premissa como estas que, no exterior, o  pessoal do Carbon Visuals, projeto apoiado pelo Environmental Defense Fund, organizou animações gráficas com informações técnicas sobre as emissões de dióxido de carbono em Nova Iorque (além do vídeo acima, fotos das projeções estão disponíveis no Flickr). Os resultados são impressionantes; a quantidade de emissões de um ano literalmente cobre a cidade. Visualizar isso ajuda a ter dimensão da gravidade do problema.

O trabalho foi destacado recentemente na página sobre Jornalismo de Dados do The Guardian e é mais um exemplo de como ferramentas virtuais podem ajudar a transmitir informações sobre danos ambientais. Na semana retrasada, o Outras Vias destacou a ferramenta criada pelo Google Maps de acompanhamento em tempo real dos congestionamentos (e, logo, da fumaça) em metrópoles brasileiras.

Animações gráficas e ferramentas ajudam a entender questões técnicas e são importantes para incentivar a participação da sociedade em debates que são também políticos – como o sobre a mobilidade nas cidades. A difusão de informações sobre a poluição do ar no Brasil ainda precisa ser melhorada e o uso de imagens pode ser importante neste processo. Dados já estão disponíveis; o Primeiro Inventário Nacional de Emissões de Veículos Automotores Rodoviários, realizado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) (disponível no site do Ministério do Meio Ambiente) é um bom exemplo de levantamento técnico sobre a questão que, apesar de trazer informações alarmantes, não recebeu a atenção que merecia.

Faz-se urgente o debate sobre a qualidade do ar, a melhoria

dos sistemas de controle e monitoramento e a necessidade de atualização dos padrões mínimos de qualidade (sobre este último ponto, vale ler as reportagens publicadas em outubro no Estadão e no Globo).

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.