Fotografia

As aves de toda uma vida

O fotógrafo Renato Rizzaro tem paixão pelas aves desde a infância. Além de registrar grande número de espécies, ele ajuda a conservá-las em sua reserva em Santa Catarina.

Renato Rizzaro ·
13 de dezembro de 2011 · 14 anos atrás
height=”500

Renato Rizzaro é designer gráfico e fotógrafo desde o final dos anos 70. Passou pela Folha, outros pequenos jornais e gráficas. Saiu de São Paulo em 1979 e criou uma agência de propaganda na Ilha de Santa Catarina nos anos 80/90. Em 98 conheceu Gabriela Giovanka, com quem comprou uma terra na Serra Catarinense em 2001 e transformou em RPPN. De lá pra cá, a Reserva Rio das Furnas tem sido modelo e inspiração para suas exposições e impressos, como o Guia/Cartaz de Aves da Floresta Atlântica, lançado também aqui pelo ((o))eco no ano passado.

As aves fazem parte de sua vida desde a infância, pois na sua casa, no Ipiranga, havia muitas frutíferas que eram plantadas pelo “dedo verde” de sua mãe, exclusivamente para os passarinhos. “Mamãe dizia que as frutas pra gente ela compraria, aquelas eram dos seus bichinhos. Colocava água, pão, milho picado, alpiste, tudo no quintal. Era aquela festança toda manhã, a alegria da rua! Nunca teve um passarinho na gaiola, pois dizia que se fosse para viver em gaiola passarinho não teria asa”, lembra Renato.

Possui uma bela coleção de fotos de aves que busca em suas viagens e especialmente na Reserva, sua paixão. Eis algumas, para o deleite dos leitores de ((o))eco.

 

 

 

Veja também:
Aves nativas nas matas de Santa Catarina
Concurso Avistar 2011, as mais belas aves
Imagens da linda fauna brasileira

 

 

 

  • Renato Rizzaro

    Fotógrafo e designer gráfico, iniciou na Folha de São Paulo na década de 70. Passou nas Edições Paulinas, Correio do Vale, até fundar a Area de Comunicação nos anos 80 em Floripa, agência que presidiu por 10 anos. 

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 1

  1. Giselle diz:

    Como fazer para visitar a reserva de vcs. Amo a natureza.