Notícias

Quais são e de onde vêm os pescados vendidos em SP?

Levantamento indica que venda de espécies ameaçadas de extinção é comum na cidade e que períodos de defeso não são respeitados no Brasil

Redação ((o))eco ·
6 de junho de 2013 · 13 anos atrás

Alguns dos peixes mais vendidos em feiras livres, mercados e peixarias da cidade de São Paulo estão ameaçados de extinção. Mesmo espécies protegidas pelo período de defeso, no qual a pesca é proibida, podem ser facilmente encontradas na capital. As constatações são resultado de levantamento detalhado feito em 66* pontos de venda, divulgado na semana passada pela organização SOS Mata Atlântica.

Entre as espécies ameaçadas de extinção estão peixes comuns como a sardinha, presente em 59 dos 66 estabelecimentos visitados. Confira abaixo quais os peixes, moluscos e crustáceos mais vendidos na capital e algumas das espécies ameaçadas identificadas neste estudo.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



O estudo indica quão espécies deveriam estar protegidas, apesar de não possibilitar um retrato preciso do problema. Não há distinção nos mercados, por exemplo, dos tipos de tubarões comercializados. Todos vendidos como “cações”. Não custa lembrar que, das 88 espécies de tubarões brasileiras, 12 estão ameaçadas de extinção. Em muitos casos, segundo o SOS Mata Atlântica, o período de defeso está sendo ignorado. O fato de peixes serem vendidos como filés, limpos e embalados, dificulta a identificação e o controle. 

Os pesquisadores também procuraram identificar, com base em entrevistas com os comerciantes, a origem do pescado. Entre os principais fornecedores de peixes, moluscos e crustáceos vendidos na capital estão os estados de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. O Chile é um dos grandes fornecedores de salmão, criado em fazendas de cultivo. Confira no mapa abaixo a origem de cada tipo de pescado vendido na cidade identificado no levantamento (clique nos botões para ver as espécies):

Cidades, regiões e países que fornecem peixes para São Paulo

 

Fonte das informações:
Os dados brutos sobre a pesquisa foram repassados ao site ((o)) eco pela bióloga Camila Keiko Takahashi, do Programa Costa Atlântica, da SOS Mata Atlântica. Clique aqui para ver o nome científico das espécies identificadas e aqui para mais informações sobre o estudo.

* O levantamento foi feito em 66 estabelecimentos, e não 98 como informado anteriormente. Texto atualizado às 15h desta sexta-feira, dia 7.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
20 de maio de 2026

“É um retrocesso inimaginável” afirma Capobianco a ofensiva no Congresso contra fiscalização ambiental

MMA, Ibama e ICMBio alertaram para riscos de propostas que restringem embargo remoto, reduzem proteção a espécies e ameaçam unidade de conservação na Amazônia

Podcast
20 de maio de 2026

Um córrego que desafia o concreto de São Paulo

Como a insistência de um homem em plantar mais de 40 mil árvores transformou o córrego Tiquatira no maior parque linear de São Paulo.

Reportagens
20 de maio de 2026

Entre animais e motosserras: os desafios do resgate de fauna em obras licenciadas

Rotina em campo revela as dificuldades enfrentadas por equipes que atuam no resgate de animais silvestres em obras licenciadas de linha de transmissão

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.