Notícias

Guia da ONU mostra como construir cidades mais resilientes

Publicação do Escritório das Nações Unidas para Redução de Risco de Desastres (UNISDR) ajuda gestores públicos a lidar com eventos extremos.

Redação ((o))eco ·
25 de julho de 2013 · 9 anos atrás
Rastro de destruição em Campo Grande, Teresópolis, após tragédia das chuvas na região Serrana do Rio, em janeiro de 2011. Foto: Nanda Melonio/Abril 2011.
Rastro de destruição em Campo Grande, Teresópolis, após tragédia das chuvas na região Serrana do Rio, em janeiro de 2011. Foto: Nanda Melonio/Abril 2011.

O Escritório das Nações Unidas para Redução de Risco de Desastres (UNISDR) apresentou na semana passada um novo relatório mostrando como cidades em todo mundo estão trabalhando para reduzir os riscos de desastres ocasionados por eventos climáticos, como enxurradas e deslizamento de encostas.

A palavra chave do relatório é a palavra resiliência, que segundo o dicionário, significa a “propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original após sofrer choque ou deformação”. Não por acaso, o documento se intitula “Como Construir Cidades Mais Resilientes – Um Guia para Gestores Públicos Locais”.

O relatório, que apresenta 10 passos que devem ser seguidos para a cidade reduzir os impactos das tragédias ambientais, faz parte de uma campanha lançada pelo UNISDR em 2010 com o objetivo de aumentar a conscientização a respeito da redução de riscos urbanos. Além dos 10 passos, há exemplos de cidades que aplicaram estratégias para lidar com risco de desastres, como é o caso de Veneza, na Itália.

O objetivo do documento é encorajar governos a investir em atividades de redução de desastres e criar uma infraestrutura que proteja as cidades.

O guia pode ser lido neste link.

Leia também

Colunas
31 de janeiro de 2011

A questão demográfica está esquecida?

A degradação e os desastres ambientais estão em alta acentuada. As influências do crescimento da população são inegáveis neste processo

Notícias
5 de outubro de 2011

ONU-Habitat aponta cidades sob risco

Dia Mundial do Habitat: órgão da ONU participa de evento no Brasil e alerta sobre os efeitos desastrosos que o aquecimento global terá sobre vida urbana.

Notícias
23 de setembro de 2022

Decisão judicial libera resort na APA de Maricá, ambientalistas protestam

Tribunal derrubou decisão anterior que determinava o cancelamento de licenças do empreendimento e Defensoria Pública analisa medidas cabíveis nesse imbróglio jurídico

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta