Salada Verde

Cidade do Rio vai multar quem joga lixo no chão

Norma começa a valer em julho. Lei que prevê punição para quem emporcalha a cidade existe há mais de 10 anos, mas não tinha sido usada.

Marcio Isensee e Sá ·
11 de abril de 2013 · 13 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Acima, imagem de fantasia rasgada durante desfile do grupo B, C e D, na Intendente Magalhães, na terça-feira de carnaval. Foto: Márcio Lázaro.
Acima, imagem de fantasia rasgada durante desfile do grupo B, C e D, na Intendente Magalhães, na terça-feira de carnaval. Foto: Márcio Lázaro.

A cena na antiga capital do Brasil é comum e se repete todo dia: alguém abre a janela do carro (ou ônibus) e joga fora a embalagem do biscoito que estava comendo. Na cidade do Rio de Janeiro, jogar lixo no chão é tão corriqueiro que não desperta constrangimento em quem pratica o ato e é por isso que a prefeitura da cidade resolveu punir o bolso os porcalhões. Pensando em diminuir as despesas com a limpeza urbana, a prefeitura anunciou que multará quem for pego sujando as ruas. A medida começará a valer em julho.

A decisão da Prefeitura está baseada na lei 3.273, de 2001, que nunca foi usada. A multa será aplicada pela guarda municipal, que usará um equipamento para registrar a inflação. Basta o número do CPF para emitir a multa. Quem se recusar a dizer o CPF será encaminhado à delegacia mais próxima.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Os valores da punição dependerão do tamanho do lixo descartado irregularmente. Jogar uma lata de cerveja no chão, por exemplo, poderá custar R$157 ao infrator. Ser flagrado jogando resíduos maiores que um metro cúbico, como um sofá velho, pode custar R$980.

Além dos guardas, funcionários da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) atuarão na fiscalização. A polícia militar também foi chamada para ajudar na aplicação da norma.

Em entrevista ao jornal RJTV, o prefeito Eduardo Paes (PMDB) afirmou que a medida começará no centro do Rio, Zona Sul e parte do subúrbio.

Na cidade do Rio, gastam-se mais de R$192 milhões por ano para limpar as ruas. Uma das principais artérias do centro da cidade, a avenida Rio Branco, é varrida 4 vezes por dia pela Comlurb e parece que nunca está limpa.

  • Marcio Isensee e Sá

    Marcio Isensee e Sá é comunicador e gestor de conteúdo, especializado em jornalismo e audiovisual socioambiental. Atua na lid...

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
26 de junho de 2026

Situação política e interesses estrangeiros ameaçam o Guaíba, no Rio Grande do Sul

Nova fábrica de celulose que poderá agravar a poluição do Guaíba (RS) tem a simpatia de políticos gaúchos de vários partidos

Externo
26 de junho de 2026

Profetas do tempo: sabedoria, sinais e futuro no sertão da abundância

Saberes ancestrais e inovações sociais constroem um futuro sustentável no interior do Piauí. Primeiro episódio: A cultura cria raízes

Externo
26 de junho de 2026

Parlamentares lutam para impedir o desmonte de um projeto de observação oceânica avaliado em US$ 386 milhões feito pelo governo Trump

Parlamentares pressionam a Fundação Nacional de Ciência a interromper o desmonte da Ocean Observatories Initiative, uma rede de monitoramento oceânico de US$ 386 mi que está sendo descontinuada pelo governo Trump

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.