Notícias

As belas e ameaçadoras espirais dos ciclones tropicais

Ciclone, furacão, tufão. O nome depende de onde se forma, mas uma tempestades tropical é tão impressionantes vista do espaço quanto perigosa para quem está em seu caminho.

Redação ((o))eco ·
3 de junho de 2012 · 12 anos atrás

Ciclone tropical é um termo geral, e dependendo de sua localização geográfica e de sua intensidade pode ganhar várias denominações. No Pacífico noroeste eles são chamados de tufões, no Atlântico são conhecidos como furacões, e no Pacífico sul recebem o nome de ciclone. Normalmente um ciclone tropical recebe um nome próprio definido a partir de listas sazonais, para que o público em geral possa distinguir um sistema quando há vários diferentes em uma mesma bacia ao mesmo tempo. Um ciclone tropical é um sistema formado por grandes tempestades e é caracterizado por ser uma região onde a pressão atmosférica é significativamente menor e a temperatura é ligeiramente maior do que suas vizinhanças. Eles são os causadores de alguns dos piores desastres naturais do mundo, como o furacão Katrina. No caso de ciclones tropicais excepcionalmente destrutivos, o seu nome é retirado definitivamente de qualquer lista e outro nome é posto no seu lugar.

Nas fotos a seguir, divulgadas pelo Observatório da Terra da NASA, podemos ver fotos de vários ciclones tropicais ao redor do planeta.

 

Leia também

Salada Verde
24 de maio de 2024

Comissão da Câmara aprova projeto que aumenta pena para crime ambiental na Amazônia

Proposta também inclui penalização de servidores e agentes públicos que se omitirem diante de tais crimes. Ascema vai avaliar conteúdo do texto

Notícias
24 de maio de 2024

Desastres ambientais afetaram 418 milhões de brasileiros em 94% das cidades, diz estudo

Levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que cada brasileiro enfrentou, em média, mais de duas situações de desastre entre 2013 e 2023

Salada Verde
24 de maio de 2024

A despedida da flor-de-maio 

A bela floração dessa espécie endêmica da Mata Atlântica dura de 15 a 20 dias e ocorre somente uma vez por ano

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.