Notícias

Copa do Mundo das áreas protegidas: Japão

Disciplinados no futebol, embora estejam longe de ser uma potência, os habitantes da Terra do Sol Nascente sabem cuidar das suas riquezas naturais.

Daniele Bragança ·
6 de julho de 2014 · 10 anos atrás

Apesar de estar filiado a FIFA desde 1932, o Japão só conseguiu se classificar para uma Copa do Mundo em 1998. Um dos fatores apontados era a falta de profissionalização do esporte, que só aconteceu à partir de 1993, quando a Liga Japonesa de Futebol Profissional (também chamada J-League) teve sua primeira temporada. Hoje, a J-League é uma das mais importante ligas do Oriente, junto com a K-League coreana e a Super League chinesa.

Desde então, o Japão compareceu a todas as competições, tendo como melhor participação as oitavas de final nos anos de 2002 (quando sediou o torneio em conjunto com os rivais coreanos e foi eliminado pela Turquia) e em 2010 (na África do Sul, sendo eliminado pelo Paraguai nos pênaltis). Nesta Copa, os “Samurai Blue” não passaram da fase de grupos: foram derrotados pela Costa do Marfim e pela Colômbia, e empataram com a Grécia.

Quando o assunto são áreas protegidas, o Japão manda bem nas quatro linhas defensivas. Protege 333 áreas protegidas, que cobrem 16% do território, de acordo com o Centro de Monitoramento da Conservação Mundial (UNEP-WCMC) da ONU.

Dessas áreas, 47 são da categoria Parques Nacionais, como o Parque Nacional Akan, uma região vulcânica com várias crateras no interior de florestas, lagos de águas límpidas e montanhas. A área protegida foi criada em 1934, com 90.481 hectares.

Outro importante Parque Nacional é o de Fuji-Hakone-Izu, com 121.850 hectares. Criado 2 anos após a criação do Parna Akan, a área protegida protege o monte Fuji, que é o pico mais alto (3.776 m) no Japão e um vulcão em forma cônica. Através de muitas erupções, o monte formou a forma que tem hoje, com cinco lagos represados ​​em seu campo norte. Na mesma área se encontra o monte Hakone, que também é um vulcão: a área de Hakone tem inúmeras fontes termais. A parte central da Península de Izu é coberta com florestas virgens exuberantes, e oferece uma vista maravilhosa. O parque é acessível a partir de Tóquio, com transporte e acomodações satisfatórias.

O Parque Nacional Abashiri Quasi protege os lagos e lagoas ao longo do Mar de Okhotsk, em Hokkaido. Isso inclui lagos como o Lago Abashiri e Lago Notoro, bem como o Lago Tōfutsu e Lago Saroma, que é o quarto maior lago do Japão. O parque inclui uma zona marinha protegida, que se enquadra como reserva natural.

Veja abaixo algumas das figurinhas carimbadas das unidades de conservação do Japão.

Parque Nacional Yoshino-Kumano
Parque Nacional Yoshino-Kumano

Se você quiser torcer para o Brasil neste campeonato de áreas protegidas, acesse o WikiParques e conheça mais sobre as unidades de conservação de nosso país. O WikiParques é um site interativo dedicado aos cidadãos que querem compartilhar seus conhecimentos, explorar e debater sobre nossos Parques Nacionais e áreas protegidas. Colabore para proteger.

 

Leia também
Copa do Mundo das áreas protegidas: Holanda
Copa do Mundo das áreas protegidas: Costa do Marfim
Copa do Mundo das áreas protegidas: Estados Unidos
Copa do Mundo das áreas protegidas: Espanha
Copa do Mundo das áreas protegidas: Argentina
Copa do Mundo das áreas protegidas: Alemanha
Copa do Mundo das áreas protegidas: Costa Rica
Copa do Mundo das áreas protegidas: Itália
Copa do Mundo das áreas protegidas: Gana
Copa do Mundo das áreas protegidas: Coréia do Sul
Copa do Mundo das áreas protegidas: Nigéria
Copa do Mundo das áreas protegidas: Inglaterra
Copa do Mundo das áreas protegidas: Camarões
Copa do Mundo das áreas protegidas: Argélia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Bósnia e Herzegovina
Copa do Mundo das áreas protegidas: Suíça
Copa do Mundo das áreas protegidas: Colômbia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Austrália
Copa do Mundo das áreas protegidas: México
Copa do Mundo das áreas protegidas: Irã
Copa do Mundo das áreas protegidas: Honduras
Copa do Mundo das áreas protegidas: Grécia
Copa do Mundo das áreas protegidas: Chile
Copa do Mundo das áreas protegidas: Croácia
Áreas protegidas do mundo em incríveis fotos 360°

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Salada Verde
17 de abril de 2024

Marina Silva é uma das 100 pessoas mais influentes de 2024, segundo a Time

Selecionada na categoria “líderes”, perfil de Marina destaca a missão da ministra em prol do combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Ela é a única brasileira citada na lista de 2024

Reportagens
17 de abril de 2024

Em audiência pública na ALMG, representantes da UFMG alertam para impactos da Stock Car

Reunião contou com reitora e diretores da universidade, mas prefeitura e organizadores da corrida faltaram; deputada promete enviar informações a patrocinadores da Stock Car

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Dear Admin… I just want to say I am just all new to blogs and seriously liked your website. Very likely I’m planning to bookmark your website . You certainly come with beneficial well written articles. Thank you for sharing with us your web-site.