
O Brasil corre o risco de perder um pouco do seu tempero. O sabiá-pimenta (Carpornis melanocephala) é uma espécie endêmica da Mata Atlântica, numa faixa que se estendia entre os estado de Alagoas até o Paraná. Hoje, a fragmentação do bioma restringe a espécie à uma série de reservas privadas ou Unidades de Conservação. Segundo o ICMBio e a IUCN, a perda de habitat pelo desmatamento torna a espécie Vulnerável à extinção.
Também conhecido como pião-batata, corocoxó-do-litoral e cochó, o sabiá-pimenta vive nas copa e partes mais altas das árvores das florestas primárias de baixada e na restinga. Se alimenta de frutos e tem preferência pelos da palmeira-juçara.
De tamanho médio, tem cerca de 21 centímetros de comprimento, com a plumagem da cabeça toda negra, das costas e asas verde oliva e do peito, amarelada. O sabiá-pimenta é territorial e demonstra irritação com cantos e voos sobre os invasores.
Leia também
Tartaruga-verde: estamos de olho em você
Tuco-tuco das dunas: cuidado onde pisa
Veado-bororó-do-sul, um pequeno mistério
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Integração de cadastros proposta por Flávio pode beneficiar produtores dos EUA e da Argentina
Especialistas alertam que a medida pode comprometer a rastreabilidade da produção rural, a confiança de compradores internacionais e o acesso do Brasil a mercados externos →
O país que queremos construir passa pelos nossos parques
Reconhecer nossa vocação para o turismo de natureza é valorizar nosso patrimônio natural e transformá-lo em desenvolvimento sustentável →
Conservar a Amazônia exige cuidar de quem vive nela
A conservação ambiental somente se sustenta no longo prazo quando também melhora a vida das populações que habitam os territórios →
