Notícias

Livro mostra o impacto da urbanização na biodiversidade

Lançado pela ONU esse ano, publicação sobre crescimento urbano está disponível em português para consulta. Publicação teve apoio do MMA.

Daniele Bragança ·
13 de novembro de 2014 · 10 anos atrás
Segundo a publicação, em 2050, mais de 2/3 da população mundial (cerca de 6 bilhões de pessoas) viverão em cidades como São Paulo. Foto: Joel Santana Joel/Pixabay.

Em 2050, estima-se que haverá 9 bilhões de pessoas no mundo, dos quais 6,3 bilhões viverão nas cidades. É a maior expansão da urbanização da história da humanidade. O impacto do crescimento urbano na biodiversidade é tema do livro “Panorama da Biodiversidade nas Cidades – Ações e Políticas – Avaliação global das conexões entre urbanização, biodiversidade e serviços ecossistêmicos“, que acaba de ser publicado em português com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Com apenas 65 páginas, o livro traça uma avaliação global entre urbanização e seus impactos sobre a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos. A publicação foi elaborada por mais de 75 cientistas formuladores de políticas públicas de diversas partes do mundo. É a primeira síntese de como a urbanização afeta o meio ambiente em nível global.

“O crescimento urbano terá impactos significativos sobre a biodiversidade, os habitats naturais e muitos serviços ecossistêmicos dos quais depende a nossa sociedade”, alerta Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com o Secretário, apesar dos desafios da urbanização, há janelas de oportunidades, já que as cidades possuem um grande potencial de gerar inovações e instrumentos de governança e, portanto, podem “e devem” assumir a liderança no desenvolvimento sustentável.

 

 

Leia Também
‘Nunca é por causa da demografia’
Urbanização até 2030 prejudicará 200 espécies ameaçadas
Impacto ambiental do conforto humano

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Salada Verde
17 de maio de 2024

Avistar celebra os 50 anos da observação de aves no Brasil

17º Encontro Brasileiro de Observação de aves acontece este final de semana na capital paulista com rica programação para todos os públicos

Reportagens
17 de maio de 2024

Tragédia sulista é também ecológica

A enxurrada tragou imóveis, equipamentos e estradas em áreas protegidas e ampliou risco de animais e plantas serem extintos

Notícias
17 de maio de 2024

Bugios seguem morrendo devido à falta de medidas de proteção da CEEE Equatorial

Local onde animais vivem sofre com as enchentes, mas isso não afeta os primatas, que vivem nos topos das árvores. Alagamento adiará implementação de medidas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.