Notícias

Pangolim: para sobreviver não basta armadura

As escamas que cobrem este peculiar mamífero não o protegem da ganância e da glutonice humana, vícios que podem levá-lo à extinção.

Redação ((o))eco ·
20 de março de 2015 · 7 anos atrás

Pangolim fotografado na Madikwe Game Reserve, África do Sul. Foto:
Pangolim fotografado na Madikwe Game Reserve, África do Sul. Foto:

O pangolim é um mamífero escamoso que vive em zonas tropicais da Ásia e da África. As oito espécies existentes são encontrados nestes continentes: Phataginus tetradactyla, Phataginus tricuspis, gigantea Smutsia e Smutsia temminckii, estão na África e Manis crassicaudata, Manis culionensis, Manis javanica e Manis pentadactyla, na Ásia. Também chamados de scaly anteaters (“tamanduás escamosos”) por causa de sua dieta preferida –  formigas -, pangolins são vítimas do tráfico ilegal de animais silvestres. Em países asiáticos, como a China e o Vietnã, pangolins são uma das espécies de mamíferos mais traficadas, uma vez que sua carne é considerada uma iguaria e suas escamas são usadas na medicina tradicional. A demanda tem aumentado nos últimos anos e o comércio ilegal cresce também na África, apesar da proteção dada por leis nacionais e internacionais à todas as oito espécies. Na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN, elas variam de Vulnerável à Criticamente em Perigo, categoria onde estão o Manis javanica (pangolim-indiano) e Manis pentadactyla (pangolim-chinês).

 

 

Leia Também
Onde as vacas são sagradas, elefantes não são
O tigre-indochinês está acuado
O desaparecimento do Rinoceronte-de-java

 

 

 

Leia também

Notícias
12 de março de 2015

Onde as vacas são sagradas, elefantes não são

Desde 1986 o elefante-indiano está listado como espécie ameaçada de extinção. Em 30 anos, a população diminuiu pela metade.

Notícias
20 de outubro de 2021

Desmatamento na Amazônia já chega a quase 9 mil km² em 2021, mostra Imazon

Somente em setembro foram destruídos 1.224 km² de floresta, área equivalente a mais de 4 mil campos de futebol por dia. Números sãos os maiores em 10 anos

Salada Verde
20 de outubro de 2021

Em comemoração de seus 10 anos, Onçafari lança concurso de fotografia

Fotógrafos profissionais e amadores podem se inscrever até o dia 14 de novembro. Vencedores terão a oportunidade de fotografar a fauna e flora existentes na sede da Onçafari, no Pantanal

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta