Notícias

Pangolim: para sobreviver não basta armadura

As escamas que cobrem este peculiar mamífero não o protegem da ganância e da glutonice humana, vícios que podem levá-lo à extinção.

Redação ((o))eco ·
20 de março de 2015 · 9 anos atrás

Pangolim fotografado na Madikwe Game Reserve, África do Sul. Foto:
Pangolim fotografado na Madikwe Game Reserve, África do Sul. Foto:

O pangolim é um mamífero escamoso que vive em zonas tropicais da Ásia e da África. As oito espécies existentes são encontrados nestes continentes: Phataginus tetradactyla, Phataginus tricuspis, gigantea Smutsia e Smutsia temminckii, estão na África e Manis crassicaudata, Manis culionensis, Manis javanica e Manis pentadactyla, na Ásia. Também chamados de scaly anteaters (“tamanduás escamosos”) por causa de sua dieta preferida –  formigas -, pangolins são vítimas do tráfico ilegal de animais silvestres. Em países asiáticos, como a China e o Vietnã, pangolins são uma das espécies de mamíferos mais traficadas, uma vez que sua carne é considerada uma iguaria e suas escamas são usadas na medicina tradicional. A demanda tem aumentado nos últimos anos e o comércio ilegal cresce também na África, apesar da proteção dada por leis nacionais e internacionais à todas as oito espécies. Na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN, elas variam de Vulnerável à Criticamente em Perigo, categoria onde estão o Manis javanica (pangolim-indiano) e Manis pentadactyla (pangolim-chinês).

 

 

Leia Também
Onde as vacas são sagradas, elefantes não são
O tigre-indochinês está acuado
O desaparecimento do Rinoceronte-de-java

 

 

 

Leia também

Notícias
12 de março de 2015

Onde as vacas são sagradas, elefantes não são

Desde 1986 o elefante-indiano está listado como espécie ameaçada de extinção. Em 30 anos, a população diminuiu pela metade.

Salada Verde
25 de abril de 2024

Acnur anuncia fundo para refugiados climáticos 

Agência da ONU destinará recursos do Fundo para proteger grupos de refugiados do clima. Objetivo é arrecadar US$ 100 milhões de dólares até o final de 2025

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.