
Policiais Militares Ambientais de Mato Grosso do Sul (PMA-MS) apreenderam mais de mil metros de redes de pesca no lago da Usina Hidrelétrica Sérgio Motta, no rio Paraná, em Bataypora, na semana passada. O município fica a 302 quilômetros de Campo Grande.
Os policiais realizavam uma fiscalização de rotina. Ao chegarem nas proximidades da barragem, avistaram 4 barcos com pescadores armando redes e cercando a escada de peixes da hidrelétrica. Ao perceberem a presença dos policiais, os pescadores fugiram em barcos com motores potentes.
A escada de peixes é um mecanismo instalado em usinas hidrelétricas para permitir o deslocamento dos peixes, de forma a garantir seu ciclo de vida.
O major Ednilson Queiroz, responsável pelo núcleo de comunicação da PMA-MS, explica que a legislação proíbe a pesca a menos de 1 quilômetro das barragens naquele trecho do rio Paraná, porém alguns pescadores arriscam-se para armar petrechos nesses locais, devido à facilidade de captura, em razão do acúmulo de cardumes no local.
“Trata-se de local extremamente perigoso para a navegação, pois fica a jusante dos vertedouros, com correnteza forte. Porém, alguns desses pescadores utilizam-se de barcos com motores potentes para essa prática ilegal. Infelizmente essa prática tem se tornado comum na região, o que leva a PMA realizar regularmente esse tipo de apreensão”, afirma.
Segundo Queiroz, a PMA-MS tentará identificar os pescadores para responsabilizá-los pelo crime ambiental, que prevê pena de um a três anos de detenção.
Leia Também
Ministério da (Sobre)Pesca e do Sumiço das Estatísticas
Pesca da piracatinga: o boto-rosa não pode ser isca
Pesca predatória é flagrada nas Ilhas Cagarras
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Situação política e interesses estrangeiros ameaçam o Guaíba, no Rio Grande do Sul
Nova fábrica de celulose que poderá agravar a poluição do Guaíba (RS) tem a simpatia de políticos gaúchos de vários partidos →
Profetas do tempo: sabedoria, sinais e futuro no sertão da abundância
Saberes ancestrais e inovações sociais constroem um futuro sustentável no interior do Piauí. Primeiro episódio: A cultura cria raízes →
Parlamentares lutam para impedir o desmonte de um projeto de observação oceânica avaliado em US$ 386 milhões feito pelo governo Trump
Parlamentares pressionam a Fundação Nacional de Ciência a interromper o desmonte da Ocean Observatories Initiative, uma rede de monitoramento oceânico de US$ 386 mi que está sendo descontinuada pelo governo Trump →

alguem sabe dizer quem é responsavel pelas as escadas do rio paranapanema, entre palmital e andira …