Notícias

Presidente quer prazo para liberação de licenciamento

Em entrevista exclusiva ao Estadão, Dilma afirmou que enviará ao Congresso proposta para que o licenciamento tenha um prazo para terminar.

Redação ((o))eco ·
9 de junho de 2015 · 8 anos atrás

Presidente Dilma, durante lançamento do plano de concessões de infraestrutura. Foto: Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Presidente Dilma, durante lançamento do plano de concessões de infraestrutura. Foto: Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidente Dilma quer dar um basta na demora no licenciamento ambiental do país e para tal, pretende enviar ao Congresso um projeto de lei que definirá o prazo máximo para os órgãos licenciadores liberarem ou não a licença. A informação veio de uma entrevista exclusiva que a chefe do Executivo deu ao jornal O Estado de S. Paulo.

Para a presidente, a demora no licenciamento é o maior entrave a liberação de obras no país. “Qualquer licenciamento tem de ter um prazo para ser concluído, para a resposta ser dada. Você não está discutindo que a resposta é sim ou não, mas a resposta tem de ser dada. Aí, dada a resposta, precisa ter clareza sobre prazo de recurso e como será o procedimento”, afirmou.

A lentidão no licenciamento já havia sido atacada pela nova presidente do Ibama, Marilene Ramos, há duas semanas. A afirmação, dita em entrevista ao mesmo Estadão, foi contestada por entidades representantes dos servidores de carreira do órgão ambiental.

A entrevista da presidente Dilma vem a público no mesmo dia em que o governo lança a nova etapa do programa de concessões em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, que prevê investimentos de R$198,4 bilhões e aumentará a demanda por licenciamento ambiental no Ibama e nos órgãos licenciadores estaduais.

 

 

Leia Também
Ibama: associações dos servidores contestam entrevista de Marilene Ramos
O que é Licenciamento Ambiental    
LC 140 – Ninguém protestou contra a lei que amarrou o Ibama

 

 

 

Leia também

Reportagens
6 de dezembro de 2023

Cultura oceânica nas escolas propaga conhecimento desde a infância

Leis municipais e projetos pelo Brasil estão promovendo o ensino sobre oceano dentro do currículo escolar no ensino fundamental

Salada Verde
6 de dezembro de 2023

COP 28 chega ao final da primeira semana como um “velho vagão sobre trilhos frágeis”

É preciso que negociadores entreguem um “trem-bala” para ação climática, diz secretário da ONU para mudanças climáticas, Simon Stiell

Reportagens
6 de dezembro de 2023

Brasil pode reduzir emissões drasticamente com soluções baseadas na natureza, aponta estudo

Ao zerar desmatamento e ampliar escala de restauração e de agricultura de baixo carbono, país poderá alcançar 80% de meta net zero até 2050

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.