Notícias

Presidente quer prazo para liberação de licenciamento

Em entrevista exclusiva ao Estadão, Dilma afirmou que enviará ao Congresso proposta para que o licenciamento tenha um prazo para terminar.

Redação ((o))eco ·
9 de junho de 2015 · 10 anos atrás

Presidente Dilma, durante lançamento do plano de concessões de infraestrutura. Foto: Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Presidente Dilma, durante lançamento do plano de concessões de infraestrutura. Foto: Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidente Dilma quer dar um basta na demora no licenciamento ambiental do país e para tal, pretende enviar ao Congresso um projeto de lei que definirá o prazo máximo para os órgãos licenciadores liberarem ou não a licença. A informação veio de uma entrevista exclusiva que a chefe do Executivo deu ao jornal O Estado de S. Paulo.

Para a presidente, a demora no licenciamento é o maior entrave a liberação de obras no país. “Qualquer licenciamento tem de ter um prazo para ser concluído, para a resposta ser dada. Você não está discutindo que a resposta é sim ou não, mas a resposta tem de ser dada. Aí, dada a resposta, precisa ter clareza sobre prazo de recurso e como será o procedimento”, afirmou.

A lentidão no licenciamento já havia sido atacada pela nova presidente do Ibama, Marilene Ramos, há duas semanas. A afirmação, dita em entrevista ao mesmo Estadão, foi contestada por entidades representantes dos servidores de carreira do órgão ambiental.

A entrevista da presidente Dilma vem a público no mesmo dia em que o governo lança a nova etapa do programa de concessões em rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, que prevê investimentos de R$198,4 bilhões e aumentará a demanda por licenciamento ambiental no Ibama e nos órgãos licenciadores estaduais.

 

 

Leia Também
Ibama: associações dos servidores contestam entrevista de Marilene Ramos
O que é Licenciamento Ambiental    
LC 140 – Ninguém protestou contra a lei que amarrou o Ibama

 

 

 

Leia também

Reportagens
6 de dezembro de 2024

Novas espécies de sapos dão pistas sobre a história geológica da Amazônia

Exames de DNA feitos em duas espécies novas de sapos apontam para um ancestral comum, que viveu nas montanhas do norte do estado do Amazonas há 55 milhões de anos, revelando que a serra daquela região sofreu alterações significativas

Salada Verde
6 de dezembro de 2024

Documentário aborda as diversas facetas do fogo no Pantanal

“Fogo Pantanal Fogo” retrata o impacto devastador dos incêndios de 2024 sobre o cotidiano de ribeirinhos e pantaneiros e as consequências das queimadas para a biodiversidade

Salada Verde
6 de dezembro de 2024

R$ 100 milhões serão destinados à recuperação de vegetação nativa na Amazônia

Com dois primeiros editais lançados, programa Restaura Amazônia conta com recursos do Fundo Amazônia e da Petrobras

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.