Notícias

4ª Câmara do MPF vê improbidade na fala de Salles sobre ‘ir passando a boiada’

Órgão encaminhou ao Procurador-Geral da República, Augusto Aras, pedido de abertura de investigações sobre crimes de responsabilidade e improbidade administrativa

Daniele Bragança ·
27 de maio de 2020 · 4 anos atrás
Procuradoria vê crime de responsabilidade e improbidade em declaração de Ricardo Salles. Foto: Lula Marques/PT na Câmara.

A 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal (MPF) encaminhou um pedido para que a Procuradoria Geral da República (PGR) e a Procuradoria da República no Distrito Federal investiguem o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, por sua declaração sobre ‘ir passando a boiada’. Os procuradores querem saber se o ministro cometeu crime de responsabilidade e de improbidade administrativa.

Na representação impetrada nesta quarta-feira (27), os procuradores afirmam que a fala de Salles “revelam clara intenção de promover a desregulamentação do Direito Ambiental pátrio, oportunamente no período da pandemia, galgando-se do foco em problemas a ela associados pela mídia e população, em flagrante infringência aos princípios da Administração Pública da moralidade, eficiência, legalidade, impessoalidade e publicidade”.

No dia 22 de abril, durante reunião ministerial, o ministro sugeriu aos colegas de governo que aproveitassem a pandemia do coronavírus para “ir passando a boiada” e flexibilizar normas infralegais, como decretos e instruções normativas. A fala de Ricardo Salles veio a público após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Celso de Mello.

“A simplificação de normas a que se refere servirá aos interesses de uma seleta parte da sociedade em detrimento da coletividade, o que colide com às diretrizes constitucionais de manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido pelo Poder Público. Desta forma, flexibilizar e desmantelar o arcabouço legislativo e institucional ambiental beneficiará tão somente os interessados em obter ganhos pessoais sobre a exploração indevida do meio ambiente, além de desconstruir um Direito Ambiental historicamente conquistado”, argumentam os procuradores.

O pedido de investigação foi enviado ao Procurador-geral da República, Augusto Aras, e ao Procurador-chefe da Procuradoria da República no Distrito Federal, Claudio Drewes.

Na recomendação, os procuradores citam a extinção da Secretaria de Mudanças Climáticas, o esvaziamento do Conama, mudança na composição de conselhos, paralisação do Fundo Amazônia e não acatamento de recomendações feitas pela 4º CCR como exemplo de condutas do ministro Ricardo Salles incompatível com o cargo que ocupa.

Em 2017, Salles também foi processado por improbidade administrativa pelo Ministério Público de São Paulo. Ele foi acusado de favorecer empresas ao alterar plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Tietê (APAVRT), quando era Secretário de Meio Ambiente de São Paulo, em 2016. Em dezembro de 2018, foi condenado em primeira instância.

 

Saiba Mais 

Representação – 4ª CCR – Procurador-Geral da República 

Representação – 4ª CCR – Procurador-chefe da Procuradoria da República no Distrito Federal

Leia Também 

Salles sugeriu aproveitar a pandemia para desregulamentar as leis ambientais

Agronegócio, indústria e construção civil saem em defesa da “boiada” de Salles

Salles ignora Lei da Mata Atlântica e flexibiliza proteção

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
21 de abril de 2020

Salles ignora Lei da Mata Atlântica e flexibiliza proteção

Ministro estabeleceu que norma do Código Florestal seja usada ao invés da Lei da Mata Atlântica para áreas consolidadas. Mudança no entendimento anistia multas por desmatamento   

Salada Verde
26 de maio de 2020

Agronegócio, indústria e construção civil saem em defesa da “boiada” de Salles

Anúncio de uma página nos principais jornais do país afirma que “burocracia também devasta” e que entidades apoiam a agenda do Ministério do Meio Ambiente

Notícias
22 de maio de 2020

Salles sugeriu aproveitar a pandemia para desregulamentar as leis ambientais

Em reunião no dia 22/04, o ministro sugeriu “ir passando a boiada”’ nos ministérios, já que a imprensa estava com atenção voltada para o novo coronavírus

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 6

  1. Altair Macêdo diz:

    A Salvação do MPF é a Quarta Câmara. A sexta só faz politicagem…


  2. Pati diz:

    Vcs tão de sacanagem né? Como conseguem sequer pensar em defender o Salles? É o que isso? Mudaram algo na ração do gado? O cara falou com todas as letras que quer aproveitar que está morrendo um monte de pessoas pra passar as merda e dele e ainda assim insistem em passar pano???


  3. LAEL DENIS diz:

    Tem que ter muita malicia nos ouvidos pra conseguir "identificar" alguma improbidade administrativa nessa frase do Salles. Cada coisa viu!


    1. Joselito diz:

      Sem dúvidas. O que tem de errado em querer aproveitar uma calamidade pública para agir como um calhorda aprovando projetos contra a pasta para qual foi nomeado?


    2. Carlos diz:

      É verdade. Ele se referiu a postulações infralegais.

      Essa esquerda é de amargar.


  4. Paulo diz:

    $alle$$$ão fazendo as suas cagadas maldosas.