Notícias

Amazônia já acumula mais de 100 mil focos de queimadas em 2022

Número registrado pelo INPE entre janeiro e outubro é o maior em mais de uma década. Dados foram atualizados na noite desta segunda-feira (31)

Cristiane Prizibisczki ·
1 de novembro de 2022 · 1 anos atrás

Mesmo 2022 sendo um ano relativamente chuvoso para a Amazônia, o bioma já acumula 101.215 focos de calor em 2022. O número é 14% maior do que a média para o período – 88.771 focos – e o maior valor em 11 anos. Os dados, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foram atualizados na noite desta segunda-feira (31).

O recorde anterior para o acumulado entre janeiro e outubro havia sido em 2010, quando foram registrados 117.207 queimadas no período para o bioma. Naquele ano, a floresta amazônica somou amargos 134.614 focos em 12 meses.

Assim como em 2022, 2010 também foi um ano de eleições presidenciais, quando, historicamente, os números de queimadas e desmatamento tendem a crescer em todo país, devido ao afrouxamento das operações de comando e controle locais, com vistas a não desagradar o eleitorado.

Para 2022, ainda que os números se mantenham na média, a quantidade de queimadas pode ultrapassar 120 mil focos.

 “O aumento do fogo na região, mesmo em um ano em que o clima no geral não foi tão favorável [às queimadas], é o resultado da política que a gente tem tido de ataque e enfraquecimento das instituições que cuidam da fiscalização. Também é um pouco a consolidação dessa situação de quase estado de sítio que o interior da Amazonia está vivendo, com um governo paralelo do crime organizado baseado na especulação de terras, ligado à questão dos garimpos ilegais, exploração madeireira, tudo junto e misturado com essa questão agora muito forte eleitoral”, explica Ane Alencar, diretora científica do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).

Fogo nos estados

O Pará foi o estado que mais teve queimadas em outubro: foram cerca de 7 mil focos registrados nesta unidade da federação, sendo que 19,9% estavam dentro de áreas protegidas – unidades de conservação, terras indígenas, Áreas de Proteção Ambiental (APA) e florestas públicas não destinadas. 

O segundo estado com maior número de focos dentro do bioma foi o Amazonas, com 1.679 queimadas registradas em outubro. Cerca de 37% desses focos aconteceram dentro de áreas protegidas. Somente as florestas públicas não destinadas concentraram 26,1% dos registros no período.

O Acre foi o terceiro estado do ranking de fogo na Amazônia em outubro, com 1.101 focos registrados. Nesta unidade da federação, cerca de 30% das queimadas aconteceram dentro de áreas protegidas, sendo 20,1% somente dentro de unidades de conservação, porções de floresta que, por lei, não podem ser manejadas.

“Se a gente pega os municípios que mais desmataram, são os municípios com uma votação muito maior no Bolsonaro, o que deixa muito claro o papel e o legado que o atual governo deixou para a Amazônia. E nesse ano, ano eleitoral, em que normalmente acontece o aumento do desmatamento e do fogo, o que a gente tem que agradecer é que não foi um ano seco como 2010, porque se tivéssemos um ano como aquele, seria o inferno na terra”, diz a diretora do IPAM.

A análise das queimadas nos estados foi feita por ((o))eco, a partir de outra plataforma de monitoramento do INPE, a Sala de Situação da Amazônia.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
30 de setembro de 2022

Queimadas na Amazônia em setembro atingem o pior número dos últimos 12 anos

No mês, foram computados quase 41 mil focos, número 143% maior do que setembro de 2021. Problema não é tratado nos Planos de Governo de presidenciáveis

Notícias
12 de setembro de 2022

Fogo já atingiu mais de 5 mil hectares dos parques Cristalino I e II, no Mato Grosso

Queimadas ilegais já duram um mês. Organizações denunciam ausência do poder público no controle das chamas. Proprietários do entorno se unem em brigadas

Notícias
7 de setembro de 2022

Ibama executa só 37% do orçamento para prevenção de queimadas

Baixa liquidação orçamentária coincide com escalada no número de focos de incêndio em agosto e setembro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.