Notícias

Governo regulamentará concessão privada em parques

Proposta já está na Casa Civil e, segundo o Ministério do Meio Ambiente, dará segurança jurídica para contratos de uso público em Unidades de Conservação

Daniele Bragança · Sabrina Rodrigues ·
17 de setembro de 2017 · 7 anos atrás
Exploração de visitação no Parque Nacional do Iguaçu é feita por empresa privada. Foto: Wellington Matos/Wikiparques.
Exploração de visitação no Parque Nacional do Iguaçu é feita por empresa privada. Foto: Wellington Matos/Wikiparques.

O governo deverá enviar ao Congresso Nacional texto que regulamentará a concessão privada de serviços em todas as Unidades de Conservação que permitem visitação. O projeto é considerado prioritário pela atual gestão do Ministério do Meio Ambiente e está aguardando deliberação da Casa Civil.

A concessão de serviços de visitação já ocorre em parques como Fernando de Noronha, Iguaçu, Tijuca e Serra dos Órgãos, mas sempre esbarrou na ausência de uma lei que regulamente a atividade como um todo.

“Vai dar maior segurança jurídica, mais clareza para essas licitações (…). Se tiver lei própria, aumenta a segurança [jurídica] e com isso aumenta a competitividade. Mais empresas se interessando e isso é muito bom”, explica Ricardo Soavinski, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em entrevista na quarta-feira (13) a ((o))eco.

Segundo o presidente, a minuta da proposta foi feita pela equipe técnica do ICMBio com a ajuda de especialistas em visitação pública e concessão de vários órgãos. Ainda não se sabe se o governo enviará uma Medida Provisória ou um Projeto de Lei, o que é certo é que a área ambiental tem pressa. “Têm muitas unidades que foram estudadas, estão com estudos prontos e até editais prontos e a recomendação é que se tenha essa lei. Já tínhamos identificado há anos sobre a necessidade de uma lei específica, como todos os setores têm. E não adianta ser por decreto”, explica Soavinski.

Compensação terá um “Fundo Amazônia”

A nova proposta também ampliará o uso do dinheiro de compensação ambiental em Unidades de Conservação, que hoje só pode ser usado na execução direta, “com a empresa fazendo tudo”. De acordo com Soavinski, embora o Instituto Chico Mendes tenha um caixa com 1,5 bilhões para executar, não consegue ter acesso a esse montante para o dia a dia da gestão nas Unidades. A criação de um fundo, proposta na minuta do projeto, resolveria parte do problema.

“A ideia é colocar o recurso [da compensação ambiental] numa instituição financeira pública e a partir daí ter uma execução também de outra forma. E que a gente possa agregar outras instituições também para ajudar na execução dessas tarefas. Isso a gente ganha em escala, vai ter mais recurso disponível e maior escala de execução”, explica.

Outra ideia é aumentar o tempo de contrato dos brigadistas florestais, que hoje possuem contrato de apenas 6 meses. O objetivo é ter uma contratação direta temporária de pelo menos um ano, renovado por igual período. “Entre a prevenção e o combate, que eles [os brigadistas] possam também executar outras atividades, já que eles estão lá na unidade de conservação como contratados. E geralmente são moradores próximos da Unidade, que conhece muito bem o local e ainda tem toda a participação do dia a dia na unidade e na região”.

 

 

Leia Também

Reflexões sobre as concessões em parques

Governo estuda abrir concessão privada para parques federais

Licitação nos parques nacionais

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Reportagens
30 de novembro de 2010

Licitação nos parques nacionais

Para melhorar turismo, ICMBio abre licitações para Plano de Concessões de serviços em áreas protegidas. Mas gera conflitos em algumas localidades.

Salada Verde
24 de novembro de 2016

Governo estuda abrir concessão privada para parques federais

Em evento, o Ministro do Meio Ambiente afirmou que planeja conceder alguns parques para a iniciativa privada, entre eles estão os Parques de Brasília, Veadeiros e Pau Brasil

Análises
24 de setembro de 2014

Reflexões sobre as concessões em parques

O governo consegue até recursos para investir em UCs, mas mantê-las exige um fluxo de receita seguro, que pode vir de concessões de serviços.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 9

  1. Guilherme Floriani diz:

    Sucateia o órgão público, corta o orçamento, gestão fica ruim e o povo passa a defender a privatização. Concessão não serve para todos os lugares, e nem tudo que se deve conservar dá lucro.


  2. Bruno Dias diz:

    Bom, seria sim, uma ótima notícia se houvesse por parte da iniciativa privada um critério chamado de "respeito a contratos', porém esse respeito a contratos está longe, muito longe, de se tornar realidade e algo vantajoso, justo e satisfatório para os visitantes e esportistas, que visitam as unidades de conservação do país, tanto as que já foram concessionadas quanto as que ainda serão. A unica coisa que muda quando uma unidade é concessionada, são alguns tipos de serviços que passam a funcionar e alguns outros mínimos detalhes. Porém o que realmente esperamos de uma concessão, no ponto de vista da segurança, acessibilidade, divulgações e conselhos de câmara técnica, dificilmente ocorrem e quanto ocorrem levam anos, mesmo estando gerido pela iniciativa privada. Portanto, ainda tenho dúvidas e receios que realmente essas concessão são mesmo tão boas quanto se parece. Teria tudo pra ser….isso é o todos esperam…mas não é isso que vemos! Se alguém tem algum exemplo de uma boa, ou uma super vantagem de uma concessão de parques no Brasil, por favor, compartilhe. Gratidão!


    1. Aadvark diz:

      Mas o icmbil não taí faz 10 anos fazendo tudo super hiper excelente uhuuuu?


  3. Marina Silva diz:

  4. Beatriz Machado diz:

    onde é possível encontrar a minuta da Medida Provisória?


  5. Daniel diz:

    Iniciativa espetacular! Tem que fazer parcerias com a iniciativa privada mesmo, não dá para esperar pelo Governo


  6. Tio Sam diz:

    Show … do jeito q tá melhor privatizar !


  7. Absalão diz:

    Concede mesmo…muito melhor que deixar a operação na mão do Institutochicomendesdeconservaçãoebiodiversidade, vulgo Xicobio da Osmarina"


  8. jtruda diz:

    Excelente iniciativa, alinhada com as práticas mais modernas de gestão de áreas protegidas no resto do mundo. Merece todo apoio! Tomara que a Casa Civil pare de embaçar e a proposta tramite de uma vez.