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Hidrovia Paraguai-Paraná pode extinguir o Pantanal sul-americano

O alerta de pesquisadores foi publicado numa revista científica. Infraestrutura também serve ao tráfico internacional de drogas

Aldem Bourscheit ·
17 de novembro de 2023

Publicado na revista Science of The Total Environment, um artigo assinado por 42 cientistas brasileiros e estrangeiros denuncia que a hidrovia paraguai-paraná pode extinguir o Pantanal, hoje conhecido mundialmente. 

Os prejuízos à maior planície alagável do planeta e grande reduto de biodiversidade viriam sobretudo pelo planejado aprofundamento de 700 km do canal natural do Rio Paraguai em seu trecho superior. 

Essa dragagem permanente afetará regiões de alto valor ecológico, incluindo parques, terras indígenas e outras áreas protegidas, reconhecidas como patrimônios mundiais e reservas da biosfera pelas Nações Unidas. 

Isso tudo permitirá a navegação, mesmo na seca, de barcaças lotadas de itens como soja, açúcar, milho, cimento, ferro e manganês até portos oceânicos na boca do Rio da Prata e, dali, ao mundo.

O artigo alerta que as obras desconectarão o rio de sua planície, encolherão o período e a área alagada anualmente, “resultando em grave degradação da diversidade biológica e cultural do Pantanal”. 

Como ((o))eco contou, a hidrovia de 4 mil km é implantada por meio de projetos, investimentos e licenciamentos pulverizados pelos governos do Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

Mas, apesar dos vultosos investimentos financeiros e técnicos, o sucesso da empreitada é questionado diante dos impactos ambientais, culturais e sociais do projeto, incluindo alguns supostamente não pesados pelos países. 

O volume de água no bioma encolhe por ações humanas como desmate e crise do clima. Entre 2019 e 2021, foi impossível navegar mesmo em trechos naturalmente profundos do rio Paraguai, por meses a fio. 

Por esses motivos, os cientistas sugerem modos alternativos e menos impactantes para transportar as commodities produzidas em cada país até terminais de exportação, como as ferrovias.

Drogas apreendidas este ano no Paraná, fronteiriço com o Paraguai e a Argentina. Foto: BPFRON / Divulgação

Não bastando os riscos socioambientais da megaobra de infraestrutura, a hidrovia paraguai-paraná pode ser a principal rota para saída de drogas ilícitas na América do Sul. 

Conforme o portal argentino infobae, os narcóticos chegam em voos clandestinos no Paraguai e, dali, tomam carona em embarcações rumo à Europa e outras regiões do planeta.

Em 2021, por exemplo, 23 toneladas de cocaína foram apreendidas em contêineres em portos da Alemanha e da Bélgica. As cargas chegaram aos países europeus num navio que partiu do Paraguai.

Autoridades dos Estados Unidos, Colômbia e Brasil alertam que sobretudo o Chaco paraguaio se tornou um território chave do narcotráfico graças à falta de controle governamental, traz a reportagem.

As conclusões são de uma investigação apoiada pelo Projeto de Reportagem sobre Crime Organizado e Corrupção (OCCRP, sigla em Inglês) e pelo Centro Latinoamericano de Investigação Jornalística (CLIP, sigla em Espanhol).

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

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Comentários 7

  1. Fleury Marques diz:

    Me responde quantos desses ser “especialistas” conhece o Pantanal? Ou é lobe de indústrias?


  2. Durval neto diz:

    Deveria ter vergonha de publicar tanta besteira junta em uma só matéria! O nível do jornalismo mundial está cada vez pior!


  3. Sergio diz:

    Ativistas vendidos, traidores da Pátria, pagos por agentes estrangeiros que não querem o Brasil competitivo. Nós, brasileiros de verdade, faremos de tudo, o possível e o impossível para termos esse modal operando no Tramo Norte! HIDROVIA JÁ!!!


  4. Sergio diz:

    Mentira. A hidrovia não vai acabar com o Pantanal. Isso é conversa de ativista pago, traidor da Pátria. O Brasil precisa da Hidrovia. FORA, ATIVISTAS VENDIDOS!!! HIDROVIA JÁ!!!


  5. MARCIO DA SILVA FERREIRA diz:

    Sempre houve e haverá o tráfico, rodovias tem um custo e impacto muito maior do que hidrovias, mas no Brasil sempre andam na contramão. Ferrovias e hidrovias são soluções e não problemas para o aumento populacional


  6. INARA PEREIRA BARROSO diz:

    Quando a hidrovia cresce, os grãos baixam de preço e aumentam sua competitividade internacional. Por isso sempre existem órgãos internacionais contra o crescimento da logística de transportes do Brasil.


  7. Cledes diz:

    Sempre se operou essa hidrovia e nunca teve problemas.