Notícias

Manifesto reforça necessidade de inclusão de comunidades em esforços de conservação

Carta de São Paulo foi aprovada em evento que reuniu, na USP, pesquisadores, servidores ambientais, indígenas, quilombolas e ativistas de toda a América Latina

Gabriel Tussini ·
27 de fevereiro de 2024

“Não mais degradação da natureza, não mais desrespeito à autodeterminação dos povos, não mais homogeneização imposta”. É esta a conclusão da Carta de São Paulo, manifesto de mais de 800 pesquisadores, representantes de comunidades tradicionais e gestores de áreas protegidas reunidos no XI Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (SAPIS) e VI Encontro Latino-americano sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (ELAPIS). O duplo-encontro, realizado no fim de novembro no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), terá seus trabalhos publicados em seu site oficial no mês que vem.

A carta, aprovada por aclamação na plenária de encerramento dos eventos, reforça a necessidade de se pensar a conservação da natureza em parceria com as comunidades tradicionais, sem que ela seja “a causa, o veículo ou a justificativa para as desigualdades”. O documento frisa ainda que a emergência climática afeta a todos e todas, mas atinge “de forma muito aguda” os grupos vulneráveis, seja nos grandes centros ou longe deles. Nesse cenário, o caminho apontado é a construção colaborativa de soluções, com maior destinação de recursos públicos, número de servidores e espaço para as comunidades em ambientes governamentais, como parte de processos participativos nas esferas municipal, estadual e federal.

O documento reconhece ainda a importância dos “valores intrínsecos, culturais e sagrados” da cosmovisão dos povos indígenas para “a sobrevivência humana, para o enfrentamento da emergência climática, para a segurança hídrica, para a soberania alimentar, para o bem-estar e para a melhor saúde”. “Reconhecemos a indissociabilidade entre natureza e cultura”, reforça a carta, que cita ainda a realização de um encontro similar organizado por indígenas, e demanda a criação de departamentos voltados aos povos indígenas e demais comunidades tradicionais na USP e outras universidades brasileiras. Segundo a organização do evento, do total de 874 participantes, 140 representavam estes grupos.

Manifesto é resultado do evento realizado em São Paulo que reuniu mais de 800 pessoas. Foto: Beatriz Barros/IUCN América do Sul

Estiveram presentes no encontro indígenas, quilombolas e ativistas vindos de diversos países latinoamericanos, professores universitários, servidores de órgãos ambientais municipais, estaduais e federais, além de servidores e secretários dos ministérios do Meio Ambiente, dos Povos Indígenas e da FUNAI. Participaram ainda Mauro Oliveira Pires e Cláudio Maretti, respectivamente atual e ex-presidente do ICMBio. “O foco do SAPIS e do ELAPIS é, sobretudo, a equidade, a inclusão dos direitos sociais, mas não em detrimento da conservação”, explicou Maretti, membro da coordenação-geral do evento junto com a professora Suely Angelo Furlan, da Geografia da USP, e Marta de Azevedo Irving, do Colégio de Altos Estudos da UFRJ. “Para ter maior e melhor conservação da natureza, nós precisamos da sociedade”, frisou.

Confira a íntegra da Carta de São Paulo

  • Gabriel Tussini

    Estudante de jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), redator em ((o))eco e interessado em meio ambiente, política e no que não está nos holofotes ao redor do mundo.

Leia também

Notícias
22 de fevereiro de 2024

ICMBio convoca sociedade para analisar propostas de novas UCs

Ao todo, foram analisadas 219 propostas de criação ou ampliação de unidades de conservação em todos os biomas do país. Maior parte delas na zona costeira e marinha

Reportagens
23 de dezembro de 2022

Reconhecimento de comunidades tradicionais é fundamental para gestão de áreas protegidas no Pantanal

Estudo que analisou relação de ribeirinhos e mosaico de áreas protegidas no Pantanal revela dificuldades no entendimento de comunidades tradicionais como “motores da conservação”

Reportagens
19 de janeiro de 2023

Proteção dos povos só é possível com combate aos crimes ambientais, afirma Edel Moraes

Anunciada para a Secretaria dos Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável, no MMA, a líder destaca a questão fundiária como primeiro foco da nova pasta

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.