Notícias

São Paulo: Projeto que “privatiza” áreas protegidas está pronto para ser votado

Governo Alckmin quer conceder a iniciativa privada a gestão de 25 unidades de conservação em contratos de até 30 anos

Daniele Bragança ·
7 de junho de 2016 · 8 anos atrás
Parque Estadual da Caverna do Diabo protege a maior caverna do estado. A unidade está na lista das que serão concedida à exploração privada. Foto: Eder Fortunato/Flickr
Parque Estadual da Caverna do Diabo protege a maior caverna do estado. A unidade está na lista das que serão concedida à exploração privada. Foto: Eder Fortunato/Flickr.

Está pronto para ser votado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) o projeto de lei nº 249, de autoria do governador Geraldo Alckmin (PSDB). O projeto que tramita há três anos na casa legislativa concede à iniciativa privada a gestão de 25 unidades de conservação e estações experimentais administradas pela Secretaria do Meio Ambiente. Por meio de licitação, empresas poderão explorar as atrações turísticas das unidades, como hospedagem, trilhas, restaurantes e bilheteria, no caso dos parques estaduais, e na comercialização de madeiras ou de subprodutos florestais, no caso de florestas estaduais.

Em contrapartida, as concessionárias terão de fazer manutenção das áreas e melhorar os serviços prestados. O último relatório apresentado do projeto condiciona a exploração de áreas de uso público, de experimentação ou de manejo sustentável, às regras “previstas no Plano de Manejo” e a compatibilidade das atividades exploradas com os objetivos de proteção da área a ser concedida. Esses pontos foram acrescentados ao projeto original, anteriormente criticado por ser “vago demais”.  

Em sua primeira versão, o projeto de lei 249/2013 previa a concessão de apenas cinco unidades de conservação: áreas dos parques estaduais de Campos do Jordão, Cantareira e Jaraguá, a floresta estadual de Cajuru e a estação experimental de Itirapina. Os deputados expandiram a proposta: Pelo projeto atual, serão destinadas para a iniciativa privada  13 parques estaduais, 5 estações experimentais e 6 florestas estaduais.

Tramitação

O projeto está pronto para ser votado e a bancada governista é maioria na Assembleia, o que não dificultaria sua aprovação, mas a proposta conta com a oposição do Partido dos Trabalhadores, cujo líder, deputado Zico Prado, afirmou que pretende recorrer ao STF caso o projeto seja aprovado.

O estado de São Paulo conta com 135 áreas protegidas, que englobam as doze categorias previstas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação, mais os  hortos florestais, os viveiros florestais e as estações experimentais. Apenas três destas estarão sujeitas a nova lei: os parques estaduais, as estações experimentais e a florestas estaduais. Com isso, o governo espera conseguir atrair investimentos para a área de ecoturismo e para o setor madeireiro, no caso das florestas nacionais.

 

Saiba Mais

Relatório modificado – PL 249/2013

 

Leia Também

Projeto paulista legaliza concessões em parques estaduais

São Paulo: depois da crise, as boas intenções

São Paulo e as novas áreas protegidas

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Salada Verde
28 de outubro de 2010

São Paulo e as novas áreas protegidas

Consema aprova criação de duas unidades de conservação. Ao todo, serão mais de 12 mil hectares integralmente protegidos.

Reportagens
3 de dezembro de 2013

São Paulo: depois da crise, as boas intenções

Após ser acusado de desmontar a gestão dos parques paulistas, Bruno Covas, secretário de meio ambiente do estado, divulgou novo plano.

Reportagens
10 de fevereiro de 2014

Projeto paulista legaliza concessões em parques estaduais

Aprovação permitirá que empresas concessionárias explorem serviços como restaurantes, hospedagens, cobrança de ingressos e uso de trilhas.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 5

  1. mateus diz:

    a unidade esta na lista das que serão concediDAS, plural, mas bela matéria.


  2. Mauricio diz:

  3. Chato de Galocha diz:

  4. Fabio diz:

    É uma excelente iniciativa. O Estado tem se mostrado incompetente em tornar os parques tanto espaços para exercer a cidadania e apreciar nossa herança natural como destinos turísticos que acolham visitantes de uma maneira correta. Espero que a iniciativa se espelhe nos bons exemplos que há pelo mundo e evite erros crassos. E abra os parques para usuários como observadores de aves e fotógrafos da natureza, tradicionalmente discriminados.
    Por outro lado, é curioso ver como a oposição às concessões é feita por gente que está muito feliz em ver UCs privatizadas de verdade, para uso por apenas alguns grupos de eleitos que ganham carta branca para caçar, desmatar, etc.


  5. Welbi Maia Brito diz:

    O projeto de lei encaminhado pelo governador Geraldo Alckmin, aprovado pela Assembleia ajudará a melhorar a qualidade e o atendimento dos parques, trazendo investimentos, manutenção e preservação das áreas pela iniciativa privada.