Notícias

Terceiro setor lançará manifesto contra pacote da destruição na Cop-27, no Egito

Doze entidades alertam para a possível aprovação imediata de graves retrocessos na legislação ambiental do país

Juliana Arini · Cristiane Prizibisczki ·
4 de novembro de 2022 · 1 anos atrás

Terceiro Setor publicará um documento durante a Convenção do Clima,  COP-27, que começa neste domingo (06), no Egito, alertando para a possível aprovação de uma série de retrocessos legislativos conhecidos como o Pacote da Destruição.

Dentro do arcabouço de desmonte da legislação ambiental, o Pacote do Veneno (PL 1.459/2022) seria o mais grave. Analistas afirmam que basta uma votação no Senado para a matéria ir à sanção presidencial de Jair Bolsonaro.  

Caso isso ocorra, ficará liberado o registro de produtos cancerígenos, teratogênicos, mutagênicos e que causam distúrbios hormonais. Uma proibição  que constava no artigo 3º da antiga Lei dos agrotóxicos, e que foi suprimida do novo texto. 

“Basta uma votação e isso pode significar a aprovação do Pacote do Veneno. Esse é um projeto que veio do Senado (Federal),  há muitos anos bem pequeno, foi pra Câmara (dos Deputados) e ganhou muitos complementos, e está na terceira fase. E isso é péssimo, pois quando volta pra casa inicial não pode inserir matéria nova e não tem mais correção. O caminho para esse projeto é não votar, porque não tem mais solução”, explica Suely Araújo, especialista em políticas públicas do Observatório do Clima, uma das instituições que assina o documento “O Congresso Nacional pode colocar tudo a perder​​”

Segundo Suely Araújo,  os próximos dias até o fim da atual legislatura, em 31 de dezembro, são os mais complexos para aprovação de projetos de Lei que representam retrocessos ambientais e legislativos. 

“É no final de uma legislatura que sempre se pode aprovar um retrocesso. A lei dos Agrotóxicos é de 1989 e equilibra o poder entre o Ministério da Agricultura, Ibama e a Anvisa. E esse texto que está no Senado modifica isso, e dá todo o poder para o Ministério da Agricultura e Pecuária. E para isso acontecer,  basta uma votação, mesmo que esta seja na Câmara de Agricultura. Agora, se a legislação atual já não consegue controlar muito, imagina com uma lei que liberou geral?”, alerta Suely. 

Além do PL do Veneno, o receio do terceiro setor é o risco iminente de um recorde de aprovações de leis que comprometem, mais ainda, a atual proteção do meio ambiente.  “Todo final de legislatura há uma pressão para aprovação de Leis. É sempre assim, de quatro em quatro anos, querem passar o pior no final. Porque quem não se elegeu tenta a sua última chance”, diz Suely. 

Os projetos que suscitam preocupação e são mencionados no documento são, além do já citado PL do Veneno, os PLs:  

O PL 2633/2020 e 510/2021 – também conhecido como “PL da Grilagem” – também em tramitação no Senado. São projetos que incentivam o desmatamento e a grilagem, que consiste na invasão, ocupação e comércio ilegais de áreas públicas.

O PL 2.159/2021 – do Licenciamento ambiental – em tramitação no Senado. Apelidada de “mãe de todas as boiadas”, a proposta quer instituir a lei da não licença e do autolicenciamento sem critérios ambientais.

O PL 490/2007 e PL 191/2020 – afeta Terras Indígenas – estão na Câmara Federal. Esses projetos, respectivamente, alteram o processo de demarcação de Terras Indígenas e permitem a mineração em terras indígenas.

E também, em grau menor de risco, mas que também podem suscitar retrocessos irreversíveis,  estão o PL 1293/2021 do autocontrole agropecuário  e o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 39/2011, sobre o terrenos da  Marinha. Outras propostas listadas no documento são o PL 5.544/2020 – Liberação da caça; PL 4546/2021 – Afeta drasticamente a Política Nacional de Recursos Hídricos;  os PL 2374/2020, 1282/2019 e 686/2022 – Flexibilizam o Código Florestal e o PL 364/2019 – Flexibiliza a Lei da Mata Atlântica.

  • Juliana Arini

    Repórter, fotógrafa e documentarista há duas décadas cobre a questão energética, a crise climática, o desmatamento e as queimadas.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
8 de julho de 2022

Após manobra de ruralistas, PL do Veneno deve ser votado já na próxima semana no Senado

Proposta de mudança no Código Florestal que flexibiliza APPs também avançou na Comissão de Agricultura da Casa

Notícias
3 de junho de 2022

Somente Comissão da Agricultura vai analisar PL do Veneno no Senado, decide Pacheco

Em março passado, senador havia se comprometido com a sociedade civil e artistas que pautas anti-ambientais teriam discussão ampla na Casa

Salada Verde
9 de março de 2022

SBPC se posiciona contra PL do Veneno

Em nota, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência diz que os retrocessos e fragilidades da proposta já foram “amplamente apontados pela comunidade científica”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Bom dia. O início da chamada da newsletter de vcs. está: Começou, neste domingo (06), a 27ª Conferência das Partes do Clima (COP-26)….Não é COP26 e sim COP27….Abraços.