Notícias

Vozes do Planeta discute o impacto da pesca na biodiversidade marinha

Podcast analisa o documentário “Seaspiracy”, lançado pela Netflix e entrevista a diretora de desenvolvimento da Sea Shepherd Brasil, ONG cuja atuação teve destaque no filme

Marcos Furtado ·
6 de abril de 2021 · 3 anos atrás

A Netflix lançou no mês passado o documentário “Seaspiracy – Mar Vermelho”, que mostra o impacto da pesca predatória na biodiversidade marinha. A discussão abordada no filme também foi tema, na última sexta-feira (2), do podcast Vozes do Planeta. Para mensurar a quantidade de danos causados pelo pesca predatória, o cineasta Ali Tabrizi analisa dados e entrevista pesquisadores. Nathalie Gil, diretora de desenvolvimento da Sea Shepherd Brasil, conversou com apresentadora Paulina Chamorro sobre o trabalho da organização, que teve destaque no filme. “Um grande desafio são as áreas mais ricas com relação à biodiversidade, as costeiras. São lá que estão a maior quantidade da vida marinha. Portanto, é onde o maior interesse dessa pesca predatória está presente. Nos associamos e fizemos parcerias com governos para termos atuação nas áreas soberanas de alguns governos para garantir o monitoramento de navios de pesca que estão operando de maneira ilegal”.

“A pesca foi se tornando cada vez mais eficiente. Os emalhes e as redes foram se tornando, como o próprio documentarista fala, ‘fábricas de morte’ que não fazem seleção do que está caindo na rede”, explica Nathalie.

Concebido e apresentado pela jornalista Paulina Chamorro, desde 2016 o podcast Vozes do Planeta se dedica a tratar de temas relacionados à sustentabilidade e meio ambiente. 

Na sequência, Paulina conversou com Natalie Unterstell, coordenadora do Política por Inteiro, sobre o relatório, que será lançado em breve, “Pesca por Inteiro”, que analisa movimentações do executivo no setor pesqueiro. “Verificamos que foram editados 79 atos com potencial interesse e relevância para questões ambientais nesse segmento (pesca)”, revela. De acordo com Natalie, as principais mudanças mapeadas pelo estudo favorecem a uma “alienação de órgão ambientais” para que o setor se autorregule. 

Governo reduz participação da sociedade civil 

Na última parte do podcast, a jornalista Duda Menegassi, de ((o))eco, explicou as alterações do ICMBio nos Planos de Ação Nacional (PAN) para conservação de espécies ameaçadas de extinção. 

A partir de uma retificação publicada no fim do mês passado, O Grupo de Assessoramento Técnico (GAT), que implementa e supervisiona os planos, será composto apenas por “agentes públicos da administração pública federal até o limite de cinco membros” e convidados. Antes da alteração, o grupo era formado por membros não-remunerados que normalmente incluíam representantes do ICMBio, da academia, de ONGs e de associações da sociedade civil.

“Todas essas alterações deixaram muitos pesquisadores preocupados sobre como continuarão os grupos dos PANs que já estão em curso, como ficará a transparência dos estudos levantados e a construção das ações de conservação. Sem dúvida, essa é uma pauta que vale a pena ficar de olho”, explica Duda.

O programa ainda abriu espaço para conversas sobre contabilidade ambiental e a recuperação de corais em Tamandaré, em Pernambuco. 

Confira aqui na íntegra a última edição do podcast Vozes do Planeta:

Leia Também

https://www.oeco.org.br/noticias/estudo-inedito-mapeia-areas-prioritarias-para-conservacao-dos-oceanos-no-planeta/
  • Marcos Furtado

    Escreveu para ((o))eco, Estadão, Folha de SP, Colabora. Ganhou o Prêmio Santander Jovem Jornalista e teve o 3º lugar em concurso do ICFJ

Leia também

Notícias
12 de janeiro de 2021

Em 2 meses, mais de 300 toninhas foram mortas apenas no Rio Grande do Sul

Animal caminha a passos largos para a extinção – e a captura acidental por rede de pesca é um dos grandes responsáveis. Última toninha encontrada morta estava com rede presa na boca

Notícias
17 de março de 2021

Estudo inédito mapeia áreas prioritárias para conservação dos oceanos no planeta

Pesquisadores levaram em conta a biodiversidade, manutenção do estoque pesqueiro e combate às mudanças climáticas para mapear zonas chave de proteção marinha no mundo

Reportagens
23 de abril de 2024

COP3 de Escazú: Tratado socioambiental da América Latina é obra em construção

No aniversário de três anos do Acordo de Escazú, especialistas analisam status de sua implementação e desafios para proteger ativistas do meio ambiente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.