Os empreendimentos que representam ameaças à preservação dos manguezais – carcinicultura, energia eólica, turismo, dentre outros – apresentam um elemento em comum: a especulação imobiliária. Assim, a defesa do meio ambiente invariavelmente passa pelo sensível tópico da luta pela terra.
Em Barra de Moitas, comunidade de Amontada, litoral oeste cearense, uma associação de moradores atua há três décadas na defesa do território. Para quem nasceu e foi criado ali, retirando sustento e lazer dos manguezais, cuidar do rio, das árvores e das dunas é uma forma de preservar não somente a natureza, mas a própria história.
Este é o terceiro episódio da série “Manguetown, Ceará”, que aborda as principais ameaças ao ecossistema e as iniciativas que promovem a sua preservação.
Produção, roteiro e locução: Gabriel Matos e Karízia Marques
Orientação: Daniele Bragança
Edição de som: Karízia Marques
“Manguetown, Ceará” é um podcast produzido através da Bolsa Reportagem Vandré Fonseca de Jornalismo Ambiental, concedida pelo ((o))eco com apoio da Fundação Amazônia Sustentável e Fundação Grupo Boticário.
Leia também
COP 28: países querem levantar R$ 20 bilhões para conservar manguezais
Brasil adere à meta global para restaurar e proteger 15 milhões de ha desses ecossistemas e interromper sua destruição, até o fim da década →
STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas
Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas →
Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal
Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção →




