Podcast

Podcast: A luta coletiva contra a especulação imobiliária nos manguezais

No Ceará, moradores de comunidades tradicionais se organizam em coletivos para resistir à perda de identidade dos territórios

Gabriel Matos · Karizia Marques ·
15 de janeiro de 2025

Os empreendimentos que representam ameaças à preservação dos manguezais – carcinicultura, energia eólica, turismo, dentre outros – apresentam um elemento em comum: a especulação imobiliária. Assim, a defesa do meio ambiente invariavelmente passa pelo sensível tópico da luta pela terra. 

Em Barra de Moitas, comunidade de Amontada, litoral oeste cearense, uma associação de moradores atua há três décadas na defesa do território. Para quem nasceu e foi criado ali, retirando sustento e lazer dos manguezais, cuidar do rio, das árvores e das dunas é uma forma de preservar não somente a natureza, mas a própria história. 

Este é o terceiro episódio da série “Manguetown, Ceará”, que aborda as principais ameaças ao ecossistema e as iniciativas que promovem a sua preservação. 

Produção, roteiro e locução: Gabriel Matos e Karízia Marques

Orientação: Daniele Bragança

Edição de som: Karízia Marques

“Manguetown, Ceará” é um podcast produzido através da Bolsa Reportagem Vandré Fonseca de Jornalismo Ambiental, concedida pelo ((o))eco com apoio da Fundação Amazônia Sustentável e Fundação Grupo Boticário.

  • Gabriel Matos

    Estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Ceará (UFC) e cofundador do projeto de extensão Cuida, Criatura!, vinculado à Rádio Universitária (107,9 FM), no qual aborda temáticas ambientais a partir de uma linguagem descontraída.

  • Karizia Marques

    Estudante de Jornalismo na Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do projeto de extensão de jornalismo ambiental, Cuida, Criatura!, vinculado à Rádio Universitária (107,9 FM).

Leia também

Salada Verde
12 de dezembro de 2023

COP 28: países querem levantar R$ 20 bilhões para conservar manguezais

Brasil adere à meta global para restaurar e proteger 15 milhões de ha desses ecossistemas e interromper sua destruição, até o fim da década

Colunas
11 de abril de 2025

Marketing não é capaz de reviver espécies extintas

A empresa que anunciou o “renascimento” do extinto lobo-terrível criou, no máximo, um híbrido. E embora a notícia seja impressionante, há questões éticas, ecológicas e sociais em aberto

Reportagens
11 de abril de 2025

Conservar para lucrar: o capitalismo na pauta ambiental 

Debate em podcast aborda formas obtidas por grandes empresas, governos e atores corporativos para continuar lucrando sob a lógica da conservação do meio ambiente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.