Reportagens

Dois pesos, duas medidas

Em evento sobre reflorestamento, a China mostra suas ações grandiosas e o Brasil apresenta experiências bem-sucedidas no nível local, como Poço das Antas (RJ).

Juliana Fernandes · Lorenzo Aldé ·
10 de abril de 2005 · 19 anos atrás

A China é a grande vedete do admirável novo mundo globalizado. Para onde quer que se olhe, lá está o gigante asiático com suas mega-estatísticas para nos impressionar. Nada mais justo, em se tratando do país que concentra um em cada quatro seres humanos e que é líder no principal requisito dos tempos atuais: o crescimento econômico. Tal combinação explosiva, num território igualmente imenso (o terceiro maior do mundo), também faz dela um laboratório ambiental em escala macro. Em resposta à degradação galopante causada pela expansão da economia de mercado, a China promove os mais ambiciosos projetos de recuperação florestal do mundo.

Não à toa, a delegação chinesa era a mais esperada no Seminário Internacional de Restauração Florestal realizado de 4 a 8 de abril em Petrópolis (RJ). O evento reuniu 100 biólogos e engenheiros florestais de 41 países para apresentar projetos bem-sucedidos e discutir soluções para problemas tão distintos quanto os últimos suspiros da Mata Atlântica brasileira e a desertificação na Tanzânia.

Como anfitrião, o Brasil aproveitou para levar os convidados a conhecer pessoalmente alguns trabalhos importantes perto dali. Um deles é um sucesso histórico: a Floresta da Tijuca, salva pelo replantio de milhares de árvores nativas no final do século XIX, quando o município do Rio ameaçava ficar sem água. Outros dois estão em pleno curso: os corredores ecológicos na Reserva Biológica de Poço das Antas, que fizeram aumentar a população de micos-leões dourados, e o plantio de árvores nas margens dos rios promovido em todo o estado pela Light, concessionária de energia elétrica.

A expectativa quanto aos grandes números da China foi plenamente correspondida. A começar pelo terrível diagnóstico: cinco das dez cidades mais poluídas do mundo são chinesas, e o lançamento de dióxido de enxofre (SO2) no ar faz com que um terço do território do país receba dos céus a chuva ácida. A poluição também afeta os rios: metade deles não é mais aproveitável, situação agravada pelo desmatamento, que provoca grandes erosões e a acelerada desertificação de regiões inteiras, numa crise hídrica sem precedentes. Nos últimos 50 anos, a China perdeu metade de sua área habitável e de terras aptas a produzir.

Apesar de ser o primeiro a reconhecer que esses dados apontam para um iminente colapso ecológico, o Ministério do Meio Ambiente da China tem investido pesado para recuperar os recursos naturais perdidos. Desde a década de 90, os programas oficiais de reflorestamento se contam em bilhões de dólares e milhões de hectares recuperados.

Em Petrópolis, a presidente da Academia de Ciências Florestais da China, Jiang Zehui, anunciou um novo plano que vai destinar 5 bilhões de dólares por ano à reconstituição de florestas. Em 2005, o objetivo é reflorestar 2,5 milhões de hectares. No fim de uma década, querem replantar 76 milhões de hectares. Zehui destacou o sistema de cinturões verdes conhecido como Três Nortes. Esse trabalho de plantio de árvores é considerado o maior voltado para a restauração de florestas já realizado no mundo. A região norte da China é a mais degradada e onde a desertificação é mais grave.

O Governo desenvolve programas diversos e complementares, como o “Grain for Green”, que incentiva produtores agrícolas a substituir suas plantações por florestas, o combate à desertificação nas regiões de Pequim e Tian Jing, e o reflorestamento ao longo da bacia do rio Yangtze, além da proteção das florestas naturais existentes. Segundo Zehui, a China “fez progressos notáveis na proteção de terras áridas, dos animais e da biodiversidade”.

Equipes científicas chinesas percorrem o mundo para conhecer outros projetos e estudar alternativas de investimento. Em novembro de 2004, uma comitiva composta por técnicos do Departamento de Florestas e de universidades esteve em Guaraqueçaba, no Paraná, para visitar projetos-piloto de seqüestro de carbono associados à conservação da Mata Atlântica, promovidos pelas ongs The Nature Conservancy (TNC) e Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS).

Desta vez, os chineses viram os resultados da criação de corredores ecológicos na Mata Atlântica no município de Silva Jardim (RJ). A Reserva Biológica de Poço das Antas foi criada em 1974 especialmente para preservar o habitat do mico-leão dourado. Denise Rambaldi, que trabalha desde 1992 na reserva e hoje é secretária-geral da Associação Mico-Leão Dourado, chamou a atenção dos especialistas para a fragilidade dos ecossistemas nos 7% que restaram da área original da Mata Atlântica. “Se a destruição continuar no ritmo em que está, em dez anos teremos apenas pequenos pedaços de florestas dentro das áreas urbanas no Brasil”, afirmou. Por isso ela defende a criação de corredores naturais entre as florestas, formados com o plantio de espécies nativas, para garantir chances de procriação e sobrevivência a diferentes espécies e, ao mesmo tempo, assegurar a restauração da Mata Atlântica e a conseqüente preservação das nascentes de água. “Em Poço das Antas deu certo”, garante Denise, que participou da criação de 18 corredores florestais, sendo seis dentro da Reserva Biológica e 12 nos arredores.

Os resultados não demoraram a aparecer. Um levantamento feito pela associação mostra que os corredores integraram 19 fragmentos de florestas, o que contribuiu de forma significativa para o aumento no número de animais na mata. Há 30 anos existiam apenas 70 micos-leões dourados na região e hoje, só na reserva, são 300. “Nossa meta é ajudar para que o Brasil alcance a meta para 2025, que é ter uma população mínima viável de 2 mil animais vivendo livremente em 25 mil hectares de florestas protegidas”, explica Denise Rambaldi.

Segundo o ecologista Rosan Valter Fernandes, a criação de corredores florestais para unir fragmentos de florestas e garantir a preservação da Mata Atlântica e do mico-leão dourado é eficaz, mas é preciso ter cuidado. “O corredor tem que ser somente bom o suficiente para garantir a passagem dos animais de um lado para o outro das florestas. Não pode ser bom demais porque senão o animal se instala ali e vira alvo fácil de predadores e caçadores”, explica ele, lembrando que os corredores são estreitos, com no máximo 60 metros de largura.

O trabalho desenvolvido em Poço das Antas é considerado um exemplo no país. Lá, depois de anos de trabalho de educação ambiental, os moradores já têm consciência da importância da preservação. “Hoje fazendeiros e proprietários de terras nos arredores da reserva são nossos aliados. Sem a ajuda deles não haveria associação e provavelmente não existiria mais o mico-leão dourado”, diz Denise Rambaldi. Otimista, ela acredita que a criação de corredores ecológicos pode garantir o futuro da Mata Atlântica no país.

A organização do evento ficou satisfeita com a troca de experiências com a China e outros países. “Aprendemos com eles e eles podem aprender muito com o que desenvolvemos aqui”, resumiu Tasso de Azevedo, diretor do Programa Nacional de Florestas do Ministério do Meio Ambiente.

* Juliana Fernandes é jornalista recém-formada e mora em Petrópolis (RJ). Trabalhou como repórter da editoria de interior do Jornal O Dia.

  • Lorenzo Aldé

    Jornalista, escritor, editor e educador, atua especialmente no terceiro setor, nas áreas de educação, comunicação, arte e cultura.

Leia também

Análises
25 de abril de 2024

Escazú não é prioridade? 

Escazú chega à terceira COP sem que o Brasil o tenha ratificado. Delegação brasileira conta com ampla participação da sociedade civil, mas ausência de alto escalão grita

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Reportagens
24 de abril de 2024

Gilmar suspende processos e propõe ‘mediação’ sobre ‘marco temporal’

Ministro do STF desagrada movimento indígena durante sua maior mobilização, em Brasília. Temor é que se abram mais brechas para novas restrições aos direitos dos povos originários

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.