Reportagens

O estado das negociações.

Nesta quinta-feira, a pouco mais de 24 horas do final da Conferência do Clima, as posições dos países começaram a ficar mais claras. A briga aqui...

Gustavo Faleiros ·
13 de dezembro de 2007 · 18 anos atrás

Nesta quinta-feira, a pouco mais de 24 horas do final da Conferência do Clima, as posições dos países começaram a ficar mais claras. A briga aqui em Bali está concentrada nos primeiros parágrafos do chamado ‘Diálogo sobre ações de longo prazo’, texto que vai lançar o ‘mapa do caminho’ para as negociações de um novo acordo de redução de emissões. Em outras palavras, o que se discute é a pauta que será negociada nos próximos dois anos para novas metas depois que o Protocolo de Quioto estiver terminado em 2012.

Os Estados Unidos participam desta conversa pois, mesmo não tendo ratificado Quioto, são membros da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas. E são exatamente eles que não aceitam falar sobre metas. De acordo com a chefe da delegação americana, Paula Dobrianski, aceitar agora indicações de quanto os países desenvolvidos terão que cortar é “pré-julgar” o que sairá das negociações. O que o “mapa do caminho” a ser aprovado em Bali deve estabelecer é que só em 2009 haverá uma decisão definitiva sobre o novo regime climático. “Os Estados Unidos estão comprometidos em atingir um objetivo de longo prazo”, disse Dobrianski.

A União Européia é a principal defensora das metas e tem usado um indicativo do IPCC de que para evitar os efeitos mais drásticos das mudanças climáticas, é preciso ter um esforço de redução entre os países ricos que estabeleça cortes de 25% a 40% até 2020. O comissário de Meio Ambiente, Stavro Dimas, disse que um acordo em Bali não vai acontecer sem estas menções diretas no texto final. “No momento, abrir mão disso é inconcebível.”

O racha chegou a tal ponto nas negociações de Bali que autoridades da União Européia, como o ministro de Meio Ambiente da Alemanha, Sigmar Gabriel, anunciou o boicote do bloco à reunião convocada pelo presidente americano George W. Bush entre os maiores emissores de gases estufa em janeiro de 2008, no Hawaí.

O Brasil, aliás, também está convocado para a reunião de Bush em janeiro. Segundo o embaixador extraordinário para Mudanças Climáticas, Sérgio Serra, se os Estados Unidos realmente melarem a Convenção de Bali, o Brasil também vai pular fora do encontro no Hawaí.

  • Gustavo Faleiros

    Editor da Rainforest Investigations Network (RIN). Co-fundador do InfoAmazonia e entusiasta do geojornalismo. Baterista dos Eventos Extremos

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
12 de março de 2026

((o))eco relança a Campanha de Membros para sustentar jornalismo ambiental aberto e independente

Programa amplia participação de leitores e busca sustentar produção independente sem adoção de paywall

Colunas
12 de março de 2026

Mulheres e Oceano: infra estruturas invisíveis da vida?

Tanto o oceano quanto as mulheres carregam uma expectativa silenciosa de que vão aguentar mais um pouco. Mas nenhum sistema consegue ser resiliente para sempre

Salada Verde
11 de março de 2026

Decisão do STF sobre tributos na cadeia de reciclagem preocupa setor

ANAP afirma que incidência de PIS e Cofins pode elevar custos operacionais e pressionar atividades ligadas à coleta e comercialização de materiais recicláveis

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.