Reportagens

Uma trapalhada humanitária

Relatório chancelado pela ONU diz que agências de ajuda humanitária têm responsabilidade direta na degradação das florestas de Darfur, onde uma guerra civil já matou 200 mil pessoas.

Redação ((o))eco ·
28 de dezembro de 2008 · 18 anos atrás
Em Nyala, uma área de floresta degradada foi transformada em fonte de barro para a produção de tijolos: as olarias também contribuem para degradar o solo. (Foto: UNEP)
Em Nyala, uma área de floresta degradada foi transformada em fonte de barro para a produção de tijolos: as olarias também contribuem para degradar o solo. (Foto: UNEP)
O desastre florestal provocado pelo afluxo de estrangeiros em Darfur é mais uma face da maldição ambiental que há anos persegue a região. A atual guerra civil tem na sua origem a disputa pelo por recursos naturais. O conflito, que opõe tribos nômades de origem árabes e agricultores familiares africanos, começou em 2003, depois de um período prolongado de seca no Noroeste do Sudão. Sem ter como alimentar e dar de beber aos seus rebanhos, os árabes, com a benção do governo central em Kartoum, invadiram a tiros as terras mais florestadas ocupadas pelos africanos ao Sul. Pelo que diz o relatório da UNEP, em breve as facções em guerra não terão mais razão para se matar.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
30 de outubro de 2026

Brasil tem mais de 3,7 mil plantas ameaçadas de extinção

Lista atualizada pelo Ministério do Meio Ambiente alerta para aumento do grau de ameaça do pau-brasil e para possível extinção de duas plantas da Mata Atlântica →

Análises
30 de outubro de 2026

Proteger a biodiversidade exige conectar territórios

Brasil levou a COP 17 da Biodiversidade proposta que reforça necessidade de investir em corredores de biodiversidade e redes ecológicas que não se limitem às áreas protegidas →

Salada Verde
30 de outubro de 2026

MMA abre inscrições para sete vagas da sociedade civil na Comissão Nacional de Biodiversidade

Organizações ambientalistas podem se inscrever até 8 de novembro para participar da eleição de representantes no colegiado durante o biênio 2027–2028 →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.