
O Imazon divulgou hoje seu novo boletim sobre desmatamento na Amazônia. Os dados mostram um aumento de 167% nas derrubadas em agosto, em relação ao mesmo mês do ano anterior. Ao todo, foram perdidos 273 quilômetros quadrados de matas – principalmente no Pará (76%), Mato Grosso (8%), Amazonas (6%) e Rondônia (5%). No Pará, a destruição se concentrou no trecho da BR-163 entre a fronteira com o Mato Grosso até Itaituba, e também na área de influência da Transamazônica, entre Marabá e Uruará e em São Félix do Xingu. Outros estados contribuíram com cerca de 5% do desmatamento.
Ainda conforme o instituto, os números não deixam dúvida de que o desflorestamento avançou forte em unidades de conservação. Normalmente são essas áreas que mantêm um pouco de verde em meio à devastação. Daí a corrida dos “gafanhotos” para seu interior.
De acordo com o Imazon, 131 quilômetros quadrados (48%) do desmate registrado em agosto aconteceu dentro de áreas onde a perda de vegetação deveria ser zero, ou no mínimo obedecer a rigoroso controle. As unidades de conservação mais afetadas foram APA Estadual Triunfo do Xingu (na Terra do Meio), a Floresta Nacional do Jamanxim e a Terra Indígena Apyterewa. (Aldem Bouscheit)
Para acessar o boletim completo, clique aqui.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Meta de rastreabilidade do Pará exige que cada agente identifique mais de 60 bois por dia
Programa de pecuária sustentável ainda precisa identificar 25,6 milhões de animais até dezembro de 2030; Menos de 2% do rebanho foi identificado desde o início do programa →
Cerrado registra segundo menor nível de alertas de desmatamento para agosto
Deter aponta 238 km² sob alerta no mês, uma redução de 18,9% em relação ao mesmo período de 2025. Maranhão, Mato Grosso, Tocantins foram os estados com maior número de alertas →
Ultrapassado 1,5°C, cada décimo de grau importa ainda mais
Para limitar essa ultrapassagem, os países precisam agir em conjunto, sobretudo os grandes emissores. Como a mudança do clima é global, ações isoladas têm efeito limitado →
