Reportagens

Oito ou oitenta

Poucos manifestantes dão as boas vindas para Obama em Copenhague. No último dia de negociações, pavilhões estão vazios.

Cristiane Prizibisczki ·
18 de dezembro de 2009 · 16 anos atrás

Ao contrário do que vinha sendo falado nos corredores do Bella Center durante esta semana sobre a presença de Obama em Copenhague, a manhã de hoje foi tranquila. Pouco antes do presidente americano chegar ao local onde a COP-15 está sendo realizada, apenas uns poucos manifestantes empunhavam faixas de protestos. Um grupo de jovens com máscaras do rosto de Obama cantava paródias que falavam de meio ambiente e de compromisso com o clima. Dentro do pavilhão, enquanto os presidentes e chefes de estados se revezavam no púlpito para seus discursos finais, pouca gente circulava pelos ambientes da COP , reflexo das restrições impostas pela organização para entrada de ONGs. Aqui, ou está apinhado de gente ou tranqüilo demais.

Grupo de Vegans empunha faixa de boas vindas a Obama, pedindo que ele salve o planeta. 

.

Na entrada do Bella Center, jovens fazem paródias sobre clima. Música Mamma Mia, do grupo sueco Abba, ganha letras engajadas.

  • Cristiane Prizibisczki

    Jornalista com quase 20 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Já escreveu para UOL, Editora Abril, Editora Globo e Ecosystem Marketplace e desde 2006 colabora com ((o))eco. Adora ser a voz dos bichos e das plantas.

Leia também

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Governo suspende licitação de dragagem no Tapajós após mobilizações indígenas em Santarém

Após protestos em Santarém, governo suspende pregão de dragagem e promete consulta a povos indígenas do Tapajós

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Fotógrafo brasileiro vence prêmio internacional com ensaio sobre água e identidade

João Alberes, de 23 anos, conquista espaço no ambiente da fotografia documental, e projeta o agreste pernambucano como território de produção artística contemporânea

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Pela 1ª vez, ICMBio flagra onça pintada caçando em unidade do Acre

Registro foi feito às margens do Rio Acre, em uma das áreas mais protegidas da Amazônia. Onça tentava predar um porco-do-mato perto da base do Instituto

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.