Reportagens

Exageros à parte

Ministro do meio ambiente afirma que desmatamento na Amazônia está controlado, apesar da crise fundiária e baixa presença do Estado na região.

Redação ((o))eco ·
10 de fevereiro de 2010 · 17 anos atrás

Carlos Minc, ministro do meio ambiente, exagerou ontem durante solenidade em Brasília, dizendo que pela primeira vez o desmatamento na Amazônia está controlado. Foi na assinatura do projeto de lei para a criação do Fundo de Proteção Ambiental e a Comissão Interministerial no Combate aos Crimes e Infrações Ambientais (Ciccia). A redução do desmatamento de 27 mil km2 na Amazônia para cerca de 7 mil km2 em 6 anos não indica, entretanto, que o problema esteja sob controle, justamente porque o índice de ilegalidade nas atividades econômicas na Amazônia, a precariedade da regularização fundiária e a carência quanto a presença do poder público ainda não estão nem perto de serem questões solucionadas.

Reveja reportagens e a análise de especialistas convidados por O Eco sobre a redução do desmatamento na Amazônia.

O desafio é continuar

Com o chapéu dos outros
O mais baixo desmatamento da história.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
29 de outubro de 2026

Vegetação interrompida: levantamento mostra avanço da fragmentação de habitats no Brasil

Mata Atlântica e Cerrado são os biomas com maior número de fragmentos; do outro lado políticas apresentadas na COP17 buscam fomentar corredores ecológicos →

Salada Verde
29 de outubro de 2026

Avaliação da IUCN revela situação crítica de cinco ecorregiões de recifes brasileiros

Ondas de calor marinhas, branqueamento e mortalidade de corais agravam a situação dos recifes brasileiros, segundo levantamento global inédita →

Análises
29 de outubro de 2026

É preciso enxergar o Tietê vivo por baixo da poluição

O que eu vi com meus próprios olhos foi um rio que nasce limpo, apesar de não imaculado, e vai desaguar na bacia do Paraná absolutamente lindo →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.