![]() |
O mês é de abril, mas boa parte do Mato Grosso já vive períodos de secura como se já estivesse no auge da estiagem. Desde que as chuvas mais fortes cessaram no início do mês a queda da umidade tem incentivado incendiários de plantão em áreas rurais e urbanas. Em boa parte da Amazônia Legal, os incêndios ainda tardam, mas não muito. As chuvas que cairam antes do previsto no ano passado tornaram a última seca menos dramática e permitiram o crescimento rápido da vegetação dentro e fora de unidades de conservação. Há, portanto, combustível de sobra para queimar nesta temporada, o que exigirá das equipes de brigadas mais investimentos e eficiência.
De acordo com o último boletim de monitoramento de fogo na Amazônia Legal, produzido pelas equipes do Prevfogo/Ibama, foram observados focos de calor no dia 22 de abril nos estados do Pará, Mato Grosso e Amazonas.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Vegetação interrompida: levantamento mostra avanço da fragmentação de habitats no Brasil
Mata Atlântica e Cerrado são os biomas com maior número de fragmentos; do outro lado políticas apresentadas na COP17 buscam fomentar corredores ecológicos →
Avaliação da IUCN revela situação crítica de cinco ecorregiões de recifes brasileiros
Ondas de calor marinhas, branqueamento e mortalidade de corais agravam a situação dos recifes brasileiros, segundo levantamento global inédita →
É preciso enxergar o Tietê vivo por baixo da poluição
O que eu vi com meus próprios olhos foi um rio que nasce limpo, apesar de não imaculado, e vai desaguar na bacia do Paraná absolutamente lindo →


