Reportagens

Índios isolados sob ameaça

Organização britânica Survival Internacional publica nota informando que ao menos quatro comunidades indígenas isoladas serão afetadas pela construção de hidrelétricas no Madeira.

Redação ((o))eco ·
19 de maio de 2010 · 11 anos atrás

A organização não-governamental britântica Survival International publicou comunicado hoje (19) informando que a construção das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira (RO), ameaça pelo menos quatro comunidades de índios isolados que vivem nas áreas afetadas pela usina.

A presença dos indígenas na região foi registrada em expedição da Fundação Nacional do Índio (Funai), de acordo com a ONG. Os ativistas argumentam que a abertura de estradas e a presença maciça de trabalhadores para as obras pode prejudicar os índios isolados, principalmente no que diz respeito à saúde das comunidades. Os migrantes podem levar doenças como gripe e sarampo, que no passado já foram fatais para as comunidades indígenas. As empresas responsáveis pelas obras não se pronunciaram sobre o comunicado da Survival.

Leia também

Notícias
22 de outubro de 2021

“Adote um ninho”: Conheça a campanha para a preservação dos papagaios brasileiros

Campanha busca incentivar a proteção dos papagaios por meio da construção de ninhos artificiais para suprir a falta de cavidades naturais, que estão diminuindo por conta do desmatamento

Análises
22 de outubro de 2021

Por uma nova onda de soluções para a resiliência e a saúde do oceano

Estudo do FMI estima que 8 milhões de toneladas de lixo plástico acabam no mar todos os anos, sendo 80% provenientes do continente. Se não mudarmos esse quadro, o oceano terá mais lixo do que peixes até 2050

Salada Verde
21 de outubro de 2021

Polícia Civil do Maranhão prende um dos homens que matou onça preta e se gabou nas redes sociais

Corpo do animal abatido foi filmado por três homens, que comemoraram o feito. O homem preso também será multado pelo Ibama.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 1

  1. MARLI ALVES PEREIRA VASCONCELLOS diz:

    Não entendo o porquê esconder o rosto do homem, adulto!! Ele mostrou a cara nas redes sociais!! É preciso identificar criminosos.