Reportagens

Índios isolados sob ameaça

Organização britânica Survival Internacional publica nota informando que ao menos quatro comunidades indígenas isoladas serão afetadas pela construção de hidrelétricas no Madeira.

Redação ((o))eco ·
19 de maio de 2010 · 12 anos atrás

A organização não-governamental britântica Survival International publicou comunicado hoje (19) informando que a construção das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira (RO), ameaça pelo menos quatro comunidades de índios isolados que vivem nas áreas afetadas pela usina.

A presença dos indígenas na região foi registrada em expedição da Fundação Nacional do Índio (Funai), de acordo com a ONG. Os ativistas argumentam que a abertura de estradas e a presença maciça de trabalhadores para as obras pode prejudicar os índios isolados, principalmente no que diz respeito à saúde das comunidades. Os migrantes podem levar doenças como gripe e sarampo, que no passado já foram fatais para as comunidades indígenas. As empresas responsáveis pelas obras não se pronunciaram sobre o comunicado da Survival.

Leia também

Reportagens
12 de agosto de 2022

Conhecer para preservar: atrizes de Pantanal contam como se apaixonaram pelo bioma

Letícia e Malu explicam a paixão despertada pelo bioma durante as gravações e destacam importância da conservação para a região

Notícias
12 de agosto de 2022

Amazônia perdeu área equivalente à cidade de São Paulo em julho, mostra INPE

Números foram atualizados nesta sexta-feira. Desmatamento em 2022, segundo o Deter, chegou a 8.600 km², área quase do tamanho de Rio Branco (AC)

Notícias
12 de agosto de 2022

Monitoramento de baleias no Rio registra trânsito de 58 baleias próxima das ilhas Cagarras

Desde o ano passado, o Projeto Ilhas do Rio acompanha o corredor migratório das jubartes pelo litoral do Rio. Pesquisadores alertam para grande volume de lixo na rota das baleias

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta