Reportagens

Queimadas aumentam no país

Número de focos de calor nos primeiros cinco meses do ano aumentaram 120% em alguns estados, em comparação com mesmo período de 2009. Mato Grosso encabeça a lista.

Redação ((o))eco ·
2 de junho de 2010 · 14 anos atrás
Focos de calor registrados no dia 17 de maio. A concentração é grande no Mato Grosso (foto: FIRMS)
Focos de calor registrados no dia 17 de maio. A concentração é grande no Mato Grosso (foto: FIRMS)

Levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostrou que, nos cinco primeiros meses deste ano, o número de queimadas em Mato Grosso aumentou em mais de 125 %, em relação ao mesmo período do ano passado. Entre 1º de janeiro a 1º de junho, o estado registrou 1.132  focos de calor, contra 512 em 2009, com base nos dados do satélite de referência do Inpe. O estado é seguido pela Bahia na lista dos mais incendiários, com 920 focos no acumulado deste ano, contra 673 no mesmo período do ano passado, o que significou aumento de 36%.

Em Mato Grosso, as cidades mais incendiárias foram Santa Carmem, com 102 focos, Querência, com 88 focos, e Feliz Natal, com 42 focos. Sinop e Lucas do Rio Verde, que nos anos anteriores lideravam a lista e foram alvos de ações do governo para minimizar a fama de vilão do meio ambiente, como o programa Lucas Legal, estão bem abaixo na lista, com sete e três focos, respectivamente, desde janeiro.

O terceiro estado mais incendiário foi São Paulo, com 508 focos, devido à queima da cana, principalmente no noroeste. Apesar do número alto, São Paulo vem apresentando diminuição gradativa neste índice. Em 2009, no mesmo período, foram contabilizados 613 focos de queimada. Em 2007, este número chegou a 1.040.

Entre as unidades de Conservação, destaca-se a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, que apresentou 68 focos apenas na região de Ponte Alta do Tocantins e mais 32 na região da cidade de Formosa do Rio Preto. (Cristiane Prizibisczki)

Leia também

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Salada Verde
17 de abril de 2024

Marina Silva é uma das 100 pessoas mais influentes de 2024, segundo a Time

Selecionada na categoria “líderes”, perfil de Marina destaca a missão da ministra em prol do combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Ela é a única brasileira citada na lista de 2024

Reportagens
17 de abril de 2024

Em audiência pública na ALMG, representantes da UFMG alertam para impactos da Stock Car

Reunião contou com reitora e diretores da universidade, mas prefeitura e organizadores da corrida faltaram; deputada promete enviar informações a patrocinadores da Stock Car

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.