Reportagens

Chilenos tentam impedir a construção de represas na Patagônia

Manifestações ocorrem em diversas partes do Chile e contrariam interesses do governo. Ambientalista querem revogação de projeto que construirá cinco barragens.

Sabrina Bogado ·
8 de junho de 2011 · 13 anos atrás
Manifestantes no Dia Mundial de Ação contra as Represas reúnem-se em um dos locais onde será construída barragem do projeto Hidroaysen. Crédito: Victor Formantel
Manifestantes no Dia Mundial de Ação contra as Represas reúnem-se em um dos locais onde será construída barragem do projeto Hidroaysen. Crédito: Victor Formantel
Santiago, Chile – Uma sequência de manifestações que começaram no dia 21 de abril estão tomando as ruas de Santiago e colocando o tema ambiental como pauta do governo chileno. O motivo é a construção do megaprojeto Hidroaysen, que visa instalar cinco represas na Patagônia Chilena e uma linha de transmissão com 2.254 km de extensão, que cruzaria o país até a capital.

Em todas as regiões chilenas há manifestações que já chegaram a reunir até 40 mil pessoas. Os protestos têm sido reprimidos pela policia e manifestantes foram presos. O tema ganhou repercussão internacional depois da matéria do New York Times “Mantenham selvagem a Patagônia chilena”, no dia 24 de maio, e reascendeu a discussão sobre a real necessidade da implantação de hidrelétrica em um país que tem capacidade para ser um dos lideres mundiais em geração de energia alternativa.


Exibir mapa ampliado
O movimento “Patagonia Sem Represas” existe desde 2007 e reúne atualmente mais de 70 organizações chilenas e internacionais. A Diretora da ONG Chile Sustentável , Sara Larrain, integrante da iniciativa, afirma que “no final do mandato do presidente Lagos, Hidroaysen foi proposto por primeira vez como uma alternativa à crise energética que existia no país, o que constituía uma campanha de desinformação brutal  para os cidadãos”.

O documento “São necessárias represas na patagônia? – uma análise do futuro energético chileno”, elaborado em conjunto pelas organizações do movimento, demonstra que a mesma quantidade de energia que será gerada em Hidroaysen até 2025, prazo estipulado para a conclusão do projeto, poderia ser gerada através de meios alternativos com matrizes eólicas, solares e geotérmicas, inclusive com menor custo de produção.

“O projeto de Hidroaysen que foi aprovado não foi legitimo e o novo presidente (Sebastian Piñeira) deveria primeiro consertar as distorções do mercado elétrico chileno antes de pensar novas possibilidades, já que a concretização de Hidroaysen uniria os dois sistemas de energia atual do Chile, entregando a geração energética a um monopólio”, explica Sara.

Energia no deserto do Atacama

Manifestação em Santiago no último dia 21 de maio. Crédito:www. ecosistesmas.cl
Manifestação em Santiago no último dia 21 de maio. Crédito:www. ecosistesmas.cl

Segundo Juan Pablo Orrego , coordenador internacional do Conselho de Defesa da Patagônia, “o projeto não é só desnecessário para o Chile, é também uma grande perda patrimonial e de valor país”. O movimento afirma que o Chile tem potencial para ser líder mundial em produção de energia renovável, já que só o deserto do Atacama poderia produzir tanta energia solar que seria suficiente até para exportá-la.

As manifestações em Santiago tentam pressionar o governo a rever o projeto e começar a considerar as propostas publicadas no estudo de Patagônia Sem Represas. Porém, a resposta ao movimento popular está sendo marcada por um excesso de uso de forcas policiais contra os manifestantes, o que acarretou inclusive, na prisão de Sara Larrain, com sua filha e duas companheiras de trabalho que se manifestavam pacificamente. Ao sair do calabouço onde ficou por 24 horas ela chamou atenção do governo declarando que “as manifestações em espaços públicos é um direito do estado democrático e que o governo não pode condenar a cidadania a espaços fechados”.

O projeto de HidroAysen vai formar um complexo de cinco represas e atingir a dois rios, O rio Baker, que é o rio chileno mais caudaloso, e o Pascua, que é o desague natural do Lago O’higgins, importante reserva de água doce compartida entre o Chile e a Argentina. A região de Aysen é conhecida como “Reserva de vida” e o chile é considerado  hoje a segunda reserva de água doce mais importante do planeta. Aysen conserva espécies e animais na região que podem correr o risco de extinção, como o Helmut, o cervo que é o símbolo do país. A área que será  afetada inclui locais de vales férteis, que são escassos na região e quando existem são habitados por inúmeras famílias de comunidades tradicionais chilenas que dependem deste ecossistema para sobreviver.

A interrupção dos rios vai também impedir que chegue ao mar milhares de microorganismos oriundos desses vales e que serviriam de alimentos para organismos fitosinteticos, como milhares de fitoplanctons e algas, essenciais para captura de carbono da atmosfera e a redução do aquecimento global através dos oceanos.

Apesar de, em extensão, os 5.900 hectares inundados parecerem pouco, as cifras mascaram a realidade, já que a área afetada é composta de imensas paredes rochosas que permitiriam uma profundidade imensa no lago colocando em risco uma infinidade de espécies presentes nos bosques e que tem como habitat especifico os picos rochosos patagônicos.

*Sabrina Bogado é jornalista formada na FACHA-RJ, Gestora Ambiental (UFRJ/PNUMA) e trabalha com jornalismo sócio-ambiental desde 2003. É fundadora do Instituto Ecologia Interior e presta consultoria para diversas organizações do terceiro setor na área de projetos e comunicação. Atualmente mora em Santiago, no Chile.
 
 

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.