Reportagens

Floresta em construção

Em Aimorés (MG), a Mata Atlântica está retomando um pouco do que lhe foi roubado pelo gado. O fotógrafo Sebastião Salgado é mentor dessa subversão verde.

Matheus Leitão ·
4 de fevereiro de 2005 · 19 anos atrás

Chegamos ao ano 505 desde o descobrimento do Brasil e nosso território, onde antes o verde se espalhava, está todo ocupado por desmatadores. Todo? Não. Numa pequena aldeia da Gália… quer dizer, de Aimorés, Minas Gerais, um pelotão ambiental resiste e lembra os irredutíveis gauleses da história em quadrinhos sobre a Roma antiga. Nos últimos cinco anos, devolveu 253 hectares à Mata Atlântica, verdadeira dona daquelas terras.

Como na saga dos heróis Asterix, Obelix e Panoramix, em Aimorés também existem personagens com superpoderes envolvidos na luta. O principal deles é o fotógrafo Sebastião Salgado, dono da fazenda Bulcão – uma das maiores da região do Vale do Rio Doce -, onde o pasto está virando mata fechada. Conhecido por lá pelo apelido de Tião, Salgado herdou a fazenda do pai, comprou a parte das sete irmãs e, com ajuda de sua mulher Lélia, criou o Instituto Terra, uma ONG ambiental.

Na época do Sebastião Salgado pai, o consenso era desmatar para fazer pastagens e criar o maior número possível de cabeças de gado. Hoje, nas mãos do filho famoso, em vez do capim para engordar bezerros o que cresce na fazenda Bulcão são árvores de peroba, angico e outras espécies da mata atlântica. O pai do fotógrafo chegou a testemunhar a transformação da fazenda antes de morrer em 2002. Adorou o que viu.

No ano passado, entre as viagens pelo mundo para fotografar o seu novo projeto, Gênesis, Salgado esteve na fazenda quatro vezes. Quando dá, ele apeia na área para acompanhar o trabalho árduo de preparação das mudas e plantio das árvores. “As pessoas pensam que estamos reflorestando a antiga mata atlântica. Mas estamos criando uma nova. O homem derrubou tudo. Não se pode comparar uma mata desenvolvida durante 13 mil anos com uma criada agora”, explica o superintendente executivo do Instituto, Ricardo Rocha.

O processo de criação de uma floresta é longo e trabalhoso. Serão precisos mais dez anos para ocupar todos os 650 hectares da fazenda com mata atlântica e outros 20 para vê-la atingir a idade adulta. A reportagem de O Eco acompanhou um dia na manutenção do plantio de espécies de árvores em 9,3 hectares. Isso representa apenas 1,5% da área da fazenda. As mudas foram plantadas em novembro e dezembro e ainda estão muito pequenas. Nesta fase, são frágeis. Não sobrevivem ao violento capim braquiária, plantado ali durante décadas e que insiste em reaparecer.

Sob um sol escaldante, funcionários arrancam a braquiária para dar espaço ao crescimento da mata. Os cipós também são tirados um a um. Apesar de serem nativos de uma mata atlântica desenvolvida, eles são fatais para as mudas. “Braquiária é agressivo à recomposição da mata atlântica. Mata as mudas pequenas. Teremos que combater sempre. Os cipós, não. Assim que a mata crescer, deixaremos eles seguirem seu curso natural”, ensina o gerente ambiental do Instituto, Jaeder Vieira.

Até a mata recuperar o espaço que é seu por direito, o trabalho passa por vários estágios. No início, as sementes são plantadas em pequenos tubos com o substrato, como os pesquisadores chamam o solo ideal para a produção e o desenvolvimento das mudas. Já são 160 as espécies da mata atlântica desenvolvidas no viveiro do Instituto Terra. Depois de plantadas, aquelas que não toleram muito sol seguem para a estufa. Lá, cerca de 60% da luminosidade é retida. Mais tarde, elas vão se juntar às outras, que agüentam a violência do sol e são plantadas diretamente no solo. O processo demora meses e as árvores só podem ser “introduzidas” no período das chuvas. Desde o início do projeto, em 1999, 280 mil mudas foram produzidas e plantadas na fazenda Bulcão. Duzentas mil só no ano passado.

Outra faceta do Instituto Terra é a propagação da cultura da preservação da mata atlântica por toda a região do Vale do Rio Doce. Os produtores locais vivem do agronegócio e dificilmente concordariam em plantar árvores em todo a área de pastagem. Mas os técnicos procuram convencê-los da importância de preservar ao menos alguns trechos estratégicos. “Eles podem recuperar a mata em volta de uma nascente. Isso é muito importante para o ecossistema”, diz Jaeder. O processo começou ali mesmo, no município de Aimorés, espremido na divisa de Minas com o Espírito Santo, e já chegou a 51 municípios.

A disseminação da consciência ambiental está ligada às atividades de educação e cultura oferecidas pelo Instituto. Já foram realizados 156 cursos e eventos, levando a mensagem para a cabeça de 3.412 alunos. Desses, alguns poucos se transformam em monitores, responsáveis por propagar as informações para outros grupos. Têm entre 5 e 15 anos de idade e são carinhosamente chamados de “terrinhas”.

Os adultos também têm a chance de aprender com a proposta e implantá-la em outros lugares. Onze técnicos agrícolas iniciam, no dia 28 de fevereiro, um curso prático de dois anos na fazenda Bulcão. Eles vão morar na fazenda e viver o dia-a-dia do reflorestamento. Até os gringos entraram na roda. Todo fim de ano, um curso de três meses é oferecido a 20 alunos da Universidade de Santa Fé, do Novo México, Estados Unidos.

Na década de 90, Sebastião Salgado percorreu o mundo registrando as grandes migrações humanas para compor a série Êxodo, que virou referência da fotografia em preto-e-branco. Sua cidade natal foi palco de um fenômeno semelhante. Na década de 70, Aimorés tinha 38 mil pessoas. Dessas, 26 mil viviam na zona rural. De lá para cá, a cidade perdeu 13 mil habitantes e os moradores da zona rural diminuíram 80%. Hoje, dos 25 mil habitantes de Aimorés, somente 6 mil vivem na zona rural.

Ressuscitar um pouco da cultura de Aimorés é um dos objetivos do Instituto Terra. Uma sala de cinema e teatro com capacidade para 180 pessoas foi construída no interior da fazenda Bulcão, resgatando uma época em que Aimorés tinha seu próprio cinema. O projetor e a tela foram doados pelo ator Robin Williams, o astro americano de Bom dia, Vietnã e Sociedade dos Poetas Mortos. Este é outro trunfo que Sebastião Salgado sabe usar a favor do projeto. Sua notoriedade mundial lhe abre as portas para arrecadar doações em vários países, junto a personalidades artísticas e empresariais, e instituições as mais diversas. Em síntese, dinheiro não é problema. Em cinco anos, foram investidos 2 milhões de dólares nos projetos do Instituto.

No novo cinema de Aimorés não passam filmes de Robin Williams. O cardápio atende mais aos filmes de arte e documentário e, principalmente, ao cinema nacional. Mas tudo bem. O ator americano entrou para o quadro de “Heróis do Instituto Terra”, que vai do patrono fotógrafo aos gerentes do projeto, passando pelos cortadores de capim braquiária e chegando a Chico Buarque, uma das muitas celebridades do conselho consultivo. Tem até o ex-vaqueiro Manuel Lopes (foto), funcionário da Bulcão desde a época do gado leiteiro e de corte. Hoje ele cuida dos jardins. “Cheguei na fazenda aos 7 anos”, diz, aos 65. “Minha vida mudou demais. Mas prefiro cuidar de planta que de gado. Bicho dá muito trabalho. As plantas e as árvores dão muito mais paz na gente”.

E, assim, a noite cai sob a aldeia da Gália… digo, Aimorés, enquanto nossos heróis descansam para mais uma batalha.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.