Reportagens

Contra mineração, movimento luta para proteger a Serra da Chapadinha

Porção sul e desprotegida da Chapada Diamantina está na mira da mineração e segue vulnerável também à grilagem e desmatamento. Proposta de unidade de conservação é indicada ao governador baiano

Duda Menegassi ·
12 de julho de 2023

REPORTAGEM

Contra mineração, movimento luta para proteger a Serra da Chapadinha

Porção sul e desprotegida da Chapada Diamantina está na mira da mineração e segue vulnerável também à grilagem e desmatamento. Proposta de unidade de conservação é indicada ao governador baiano

Por Duda Menegassi


Emoldurada por paredões rochosos imponentes, a cachoeira da Encantada despenca por 283 metros até reencontrar o leito do rio Samina. O curso d’água, que serpenteia pelo cânion, entre pedras e árvores, marca um dos limites do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia. Na margem norte, uma unidade de conservação de proteção integral. Na margem sul, um território ainda desprotegido. A região é conhecida como Serra da Chapadinha e possui atributos equiparáveis ao do vizinho – presença de espécies ameaçadas, importância hídrica e beleza cênica. A serra, entretanto, segue vulnerável à mineração, especulação imobiliária, desmatamento e caça.

Pesquisas minerais em andamento próximo a rios e nascentes acenderam o alerta de moradores, preocupados com o abastecimento de água da região. Para garantir a proteção da serra, foi criado o movimento Salve a Serra da Chapadinha e, com ele, foi dada largada em uma corrida contra o tempo para criar uma unidade de conservação que a proteja.

A mobilização popular foi encampada pelo deputado estadual Hilton Coelho (PSOL-BA). No final de maio, ele encaminhou uma indicação (n° 26.650/23) ao governador Jerônimo Rodrigues (PT-BA) para transformar a Serra da Chapadinha em uma área protegida. O documento destaca a necessidade da medida para “preservação e conservação de uma das mais importantes regiões de recarga hídrica responsável pelo abastecimento da água de 80 municípios, inclusive a capital, no Estado da Bahia”.

No início de junho, o processo foi aprovado pela maioria da Comissão Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). 

Arte: Gabriela Güllich

“Esse já foi um passo fundamental que o legislativo baiano tomou para expressar que é preciso uma intervenção urgente do Estado para garantir a preservação e conservação desse santuário ambiental, do qual dependem muitas vidas na Bahia”, comemorou o deputado do PSOL, que acrescenta que este movimento não se encerra no parlamento. “Estamos disseminando a campanha das comunidades locais em defesa de Chapadinha com o apoio da bancada do PSOL na Câmara Federal, universidades públicas, entidades e movimentos voltados à defesa da água e meio ambiente”. 

Um abaixo-assinado virtual pela criação da unidade de conservação já havia recebido mais de 18 mil assinaturas no fechamento desta reportagem. No Instagram, a página do movimento “Salve a Serra da Chapadinha” conta com quase 15 mil seguidores.

Não há especificação sobre qual deve ser a unidade de conservação, mas entre os articuladores do movimento, a opinião é de que deva ser um Refúgio de Vida Silvestre (REVIS), categoria de proteção integral que não exige a desapropriação dos proprietários, desde que estes adequem suas atividades aos objetivos da área protegida.

A indicação está sendo analisada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-BA). Em nota, a Sema informa que já há uma conversa com o governador sobre a proposta e “nesse sentido uma preparação para possível criação que culminaria na assinatura e publicação de um Decreto. Não é um processo rápido porque depende de estudos, identificação dos alvos de conservação e da melhor forma de proteção, consultas e audiências públicas para conhecimento de toda a população”.

O rio Samina e a cachoeira da Encantada marcam a divisa do Parque Nacional com a Serra da Chapadinha. Foto: Duda Menegassi / O Eco

De acordo com a secretaria, o processo depende ainda de apoio técnico e financeiro – que pode vir de universidades, órgãos públicos, instituições de pesquisa e organizações da sociedade civil – para realizar os estudos. “Estima-se que o processo pode durar até 3 anos”, afirma a Sema, que também admite a importância hídrica da Serra da Chapadinha e sua beleza cênica.

A área protegida contemplaria um território de cerca de 18 mil hectares distribuídos em três municípios, sendo a maior parte em Itaetê e duas porções menores em Mucugê e Ibicoara.

Um dos municípios abarcados pela unidade de conservação proposta, a prefeitura de Ibicoara enviou uma moção de apoio à proteção da Serra em que reforça o alerta sobre a crescente pressão imobiliária e extrativista na serra, e cobra ação do poder público estadual para criação da área protegida.

Os municípios de Itaetê e de Mucugê não se manifestaram publicamente sobre a proposta. ((o))eco procurou as prefeituras, mas não obteve resposta de nenhuma delas.

Apoio regional à proposta

As prefeituras de Itaberaba, Baixa Grande, Ibicoara e Santo Estevão enviaram moções de apoio à proposta da área protegida. Com discurso similar, os municípios reforçam a importância hídrica da Serra da Chapadinha, sua grande biodiversidade e a relevância ambiental dos serviços ecossistêmicos gerados. A Câmara Municipal de Palmeiras também se manifestou a favor da unidade de conservação.

Outros dois vereadores, Pedro Melo (PT-BA), do município de Cruz das Almas; e Luma Menezes (PDT-BA), de Alagoinhas, também fizeram moções de apoio à unidade de conservação.

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Partido dos Trabalhadores (PT) da Bahia também apoiou a iniciativa, com um alerta particular às pressões da mineração. “Trata-se, portanto, de um local de riqueza ambiental singular, cuja aptidão é a proteção e conservação com usos compatíveis com as suas características, nos quais a atividade de mineração não se enquadra”, diz trecho do documento

Mineração na espreita

Enquanto a proposta de criar uma área protegida não se concretiza, o território da Serra da Chapadinha segue vulnerável. Um dos principais interessados na “desproteção” da serra é a mineração, que cobre quase toda Serra da Chapadinha com processos que visam a extração de minérios. Ao todo, são mais de 14 mil hectares de áreas com autorização de pesquisa mineral na região da Serra da Chapadinha, de acordo com dados abertos da Agência Nacional de Mineração. 

O maior número de pedidos refere-se a minério de ferro, mas também há interesse em quartzito e, fazendo jus à história de exploração da Chapada, até mesmo diamante. A pesquisa em busca da pedra preciosa já está em andamento e abrange 149 hectares localizados na borda da serra, próximo à entrada do cânion que leva à Cachoeira da Encantada. A área fica próxima à nascente que abastece o assentamento de Baixão, onde vivem 160 famílias. O processo de pesquisa teve início em 2017 e possui alvará válido até 2025.

Uma das pedras na área onde é feita a pesquisa mineral. Foto: Duda Menegassi / O Eco

Durante a fase de pesquisa, a empresa é autorizada a fazer uma exploração inicial da área – sem fins comerciais – para definir a jazida e a viabilidade econômica da extração. 

A maior preocupação dos moradores está no pé da serra, onde há uma pesquisa para extração de minério de ferro nas margens do rio Timbozinho, afluente do Una. A área, de 999 hectares, está em nome da Mineração Novo Rumo Ltda. 

“Essa atividade [mineração] já mostrou demasiadamente os rastros de destruição que deixa nos territórios onde se instala. É um empreendimento que coloca em risco o meio ambiente, a biodiversidade, os povos e comunidades tradicionais que fazem uso ancestral dos territórios tão cobiçados por esse tipo de exploração de grande impacto”, reforça Hilton Coelho.

A reportagem foi ao local no início de junho acompanhada de um morador que não será identificado por motivo de segurança. Andamos cerca de 500 metros – apenas uma parte da área prospectada – em trilhas estreitas que sobem e descem num morro florestado, e passam ao lado de incontáveis pedras de tamanhos variados. As maiores são verdadeiros colossos enquanto as menores são do tamanho de um carro. Ao redor de algumas delas foram escavados buracos semelhantes à trincheiras, feitos para revelar a parte enterrada da rocha. 

Boa parte da superfície das pedras que não está coberta pela terra ou pela vegetação reluz e exibe veios pretos, indicadores da presença do minério de ferro. Da trilha ao lado das pedras até o leito do Timbozinho são menos de 100 metros. 

“Agora me diz, como eles vão tirar tudo isso daqui sem impactar o rio? Eles vão comer esse morro, vão levar a mata junto e vai tudo pro rio”, comenta o morador.

O rio Timbozinho está a poucos metros da área prospectada para mineração. Foto: Duda Menegassi / O Eco

Em meados de abril, depois de receber denúncias de extração irregular de ferro e desmatamento, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizou uma operação de fiscalização que resultou na interdição temporária da atividade. “Mas essa atuação do Inema ainda é insuficiente. A interdição foi feita em apenas 1/4 da região”, comenta o deputado Hilton Coelho.

((o))eco entrou em contato com o Inema para ter mais informações sobre a atividade, quais as irregularidades encontradas, se a empresa foi autuada e se a pesquisa mineral já foi retomada, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.

A Mineração Novo Rumo está sediada no município de Itaetê e foi aberta em fevereiro de 2023. A licença para pesquisa na área foi protocolada inicialmente em 2017 e já passou na mão de três empresas titulares diferentes até ser cedida, em maio deste ano, para a recém-criada Mineração Novo Rumo. Um dos atuais sócios da companhia, a empresa Tree Stone Mineração Ltda, é a antiga titular da área.

Já seu administrador, Daniel Rezende, é titular de processos de pesquisa mineral ativos em duas áreas vizinhas de 1.998 e 998,55 hectares, também para exploração de minério de ferro. Ambas foram iniciadas em 2022 e possuem alvarás com validade até 2025.

((o))eco tentou contato pelos números de telefone informados nas fichas cadastrais da Mineração Novo Rumo e da Tree Stone, mas não foi sequer atendido.

Há ainda um processo mais recente, protocolado em 26 de maio deste ano pela empresa mineradora Ubax Ltda que abrange 827 hectares nas duas margens do rio Una. Até a publicação desta reportagem, ainda não havia sido concedida autorização para que comece a pesquisa mineral.

No Assentamento Colônia, a dona de pousada Iolanda Santos, 56 anos, é categórica. “Toda a cidade é contra. [Se a mineração entrar] Acaba com a gente, acaba com o rio, seca com o rio, traz doenças. O que eu puder fazer contra eu faço”.

Colônia é o mais antigo e o maior assentamento da região, com 8 mil hectares e quase 300 famílias. Ele é um dos mais próximos da região da Serra da Chapadinha, assim como Baixão, Valdete Correa e Europa, porém todos os nove assentamentos de Itaetê e as três comunidades quilombolas da região dependem das águas que vêm da Serra.

Iolanda Santos, no assentamento de Colônia, gere uma das poucas pousadas do local. Foto: Duda Menegassi / O Eco

“Em termos socioambientais seriam mais de mil famílias em situação de vulnerabilidade muito maior”, destaca o antropólogo do Conselho Pastoral da Terra (CPT) da Bahia, Claudio Dorado. 

A CPT, o Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) e o Observatório de Conflitos Socioambientais da Chapada Diamantina lideram a articulação para criar uma unidade de conservação na Serra da Chapadinha. Juntas, as organizações assinam uma carta ao Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima sobre a importância de proteger a serra.

O antropólogo da CPT alerta que, para além dos impactos ambientais, a mineração traz uma mudança na matriz econômica da região. “Há um risco inclusive de reconcentração da terra, porque eles [assentados] não conseguem mais sobreviver na área e aparece a própria mineradora ou algum fazendeiro fazendo a especulação dessa área e reconcentrando a terra”, explica.

Serra da Chapadinha: linda e vulnerável

Durante a reportagem, a equipe de ((o))eco foi a campo conhecer a Serra da Chapadinha. Do povoado de Rumo, um distrito de Itaetê, o acesso segue por uma estrada de terra que serpenteia serra acima, alternando o solo vermelho, com pedras e lajedos, cruzando rios e areais.

Num dos trechos mais baixos, cruzamos uma área alagadiça, convertida num lamaçal pelas rodas de tratores e caminhões. “Estão alargando a estrada”, conta o guia local Sidney, “para melhorarem o acesso e os caminhões poderem subir pra levar a madeira”.

O território da Chapada da Diamantina está sob regime especial da Lei da Mata Atlântica, o que garante (em tese) proteção extra para a vegetação e regras mais restritas para exploração econômica. Entre os ambientes particulares da serra estão os brejos de altitude, ecossistema único e ameaçado.

A região é rica em candeia, árvore que se desenvolve bem em solos rasos. Sua madeira é muito explorada para fazer mourões de cerca, mas seu maior valor está no óleo, que é extraído da casca. Com propriedades medicinais, ele é vendido bruto ou destilado (alfabisabolol, que é vendido por cerca de 90 dólares o quilo). 

“Foram comprando as terras de todo mundo. Quase todo mundo vendeu. Vão tirar toda a candeia”, denuncia o guia, enquanto aponta para uma dezena delas visíveis da beira da estrada. 

Em pleno sábado, quando descíamos a serra, flagramos as máquinas trabalhando na estrada. 

Em outro ponto, já no pé da serra, foi possível ouvir o barulho da motosserra numa área de frente para a placa “Fazenda Sossego da Chapadinha”,da empresa Citroflora. 

A empresa, aberta em 1997, está sediada no município de Ituaçu, a cerca de 120 quilômetros da Serra da Chapadinha. De acordo com as informações que constam no cadastro de pessoa jurídica, a principal atividade da empresa é a fabricação de aditivos de uso industrial. Na lista de atividades secundárias estão a fabricação de óleos vegetais em bruto; extração de madeira e produção de carvão vegetal em florestas plantadas; e comércio de madeira e artefatos.

“A fazenda? Está à venda”, respondeu Nivaldo Pamplona, sócio-administrador da Citroflora em conversa telefônica com ((o))eco quando questionado sobre a propriedade na Serra da Chapadinha. “Não tem nenhuma atividade lá. Estão sendo feitos aceiros porque tem muito incêndio lá e estamos fazendo acessos, contribuímos com a estrada do [povoado de] Rumo até lá em cima”, afirma.

Para fazer os aceiros, ele admite que teve que cortar um pouco a floresta, “porque é mata fechada. Não se consegue fazer aceiro de um metro de largura, tem que ter 2, 3 metros, para dar acesso”. De acordo com ele, tudo feito com permissão do órgão ambiental. O Inema não respondeu nosso questionamento sobre a propriedade e as atividades licenciadas na serra.

“É uma região que tem muita candeia, mas muito complicada de trabalhar, até mesmo de mão-de-obra”, reclama o proprietário. “Estou terminando o trabalho na estrada e está todo mundo chocado, o pessoal não quer que desenvolva. É muita denúncia, muita complicação, muita dificuldade de trabalhar…”, completa. Ele acrescenta ainda que a fazenda, com 203 hectares, é a única propriedade da empresa na serra.

Questionado, Nivaldo disse que não estava sabendo da proposta da unidade de conservação na Serra da Chapadinha.

As águas escuras refletem o céu na Serra da Chapadinha. Foto: Duda Menegassi / O Eco

Prazer, Serra da Chapadinha!

Durante o caminho serra acima é possível ver algumas casas e roças abandonadas. Atualmente poucas pessoas vivem na parte alta da serra. Uma das exceções está na Pousada Toca do Lobo, onde um casal de paulistas decidiu recomeçar a vida longe do tumulto das grandes cidades.

Alcione e Marco chegaram na Chapadinha em 2007. De tanto receberem amigos, resolveram abrir uma pousada. Com quatro quartos disponíveis, tornaram-se a única opção para os turistas que desejam explorar as belezas ainda desconhecidas dessa serra. A procura ainda é pequena. “Raramente vem mais de oito pessoas, normalmente recebemos duas, quatro”, comenta Alcione.

Os dois me levaram para conhecer um desses atrativos, a Pedra do Caboclo. A rocha enorme esculpida pelo vento e chuva parece desafiar a gravidade na beira do paredão. Na base da pedra, seguem preservadas pinturas rupestres de um sítio arqueológico ainda ignorado pelo Iphan. 

Alcione, dona da pousada Toca do Lobo, diante da Pedra do Caboclo, um dos pontos turísticos da Serra da Chapadinha. Foto: Duda Menegassi / O Eco

Localizada na entrada do cânion por onde serpenteia o rio Samina, de lá é possível ter uma vista panorâmica da região enquanto o vento que esculpiu a pedra brinca nos fios dos nossos cabelos. 

“Para lá está o assentamento do Baixão”, aponta Alcione. “A água que eles usam nasce aqui em cima”, completa.

A Chapada Diamantina, como um todo, é considerada uma grande caixa d’água, essencial para a Bahia. Essas águas, que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraguaçu, abastecem a capital, Salvador, e toda a região metropolitana, num total de mais de 80 municípios e 1,7 milhão de pessoas. A Serra da Chapadinha possui um papel fundamental nesta equação sobre a segurança hídrica da Bahia, pois abriga rios e nascentes que nutrem o rio Una, principal afluente do Paraguaçu.

“A Serra da Chapadinha é uma das mais importantes regiões de recarga hídrica da Bahia. Toda essa água não nasce em barragens, não nasce em obras de engenharia cinza. Toda água de que estamos falando é gerada nas zonas de recarga hídrica na Chapada Diamantina, que ainda possuem condição natural preservada para abastecer os corpos hídricos superficiais e os aquíferos subterrâneos”, afirma o deputado estadual Hilton Coelho, que indicou a criação da unidade de conservação.

Mosaico para proteger a Chapada

A unidade de conservação (UC) da Serra da Chapadinha, se criada, formará um corredor ecológico de áreas protegidas. Com o Parque Nacional da Chapada Diamantina ao norte e leste; o Parque Natural Municipal de Espalhado, em Ibicoara, a sudoeste; e o Parque Natural Municipal Rota das Cachoeiras, em Andaraí, mais ao norte. Somadas, representam cerca de 162 mil hectares de proteção integral que, com a criação da UC proposta, chegariam a 180 mil.

No cinturão da Chapada, há ainda a Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual Marimbus/Iraquara, de uso sustentável que ocupa 125.400 hectares nos municípios de Lençóis, Andaraí, Palmeiras, Iraquara e Seabra.

O antropólogo da CPT da Bahia conta que a Chapadinha sempre teve um uso tradicional muito importante para os camponeses do entorno, que durante a época de estiagem usavam a área para criação de animais e pequenas roças. Na história recente, entretanto, essas terras passaram a ser particularizadas e especuladas. Além de gerar um “monopólio das terras”, isso vulnerabiliza a água como um bem comum, reforça Cláudio Dorado.

“A vegetação da Serra da Chapadinha tem a função não de produzir alimentos, mas de produzir água. Apenas o manejo temporário, que era feito tradicionalmente, pode ser feito naquela localidade”, completa. 

Lar de felinos e macacos ameaçados

A Serra da Chapadinha é uma Chapada Diamantina ainda desconhecida, pouco estudada e pouquíssimo visitada em comparação ao parque nacional. Seus maiores frequentadores no momento são outros: onças-pardas (Puma concolor), veados-catingueiros (Mazama gouazoubira) e queixadas (Tayassu pecari). A lista da fauna inclui ainda espécies ameaçadas, como o guigó-da-caatinga (Callicebus barbarabrownae) e o macaco-prego-de-peito-amarelo (Sapajus xanthosternos), ambos primatas considerados Criticamente Em Perigo de extinção.

A presença de quatro espécies de macacos, sendo duas delas consideradas ameaçadas, fez inclusive com que o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB/ICMBio) se manifestasse, por meio de ofício ao qual ((o))eco teve acesso, em apoio à área protegida na Serra da Chapadinha.

O guigó-da-caatinga, primata criticamente ameaçado de extinção. Foto: Duda Menegassi / O Eco

Vários dos registros foram feitos graças à iniciativa do casal de donos da pousada Toca do Lobo. Os dois decidiram instalar armadilhas fotográficas para entender quais eram as espécies que circulavam por lá.

Marco instala a armadilha fotografica com a qual faz registros dos principais ocupantes da região: a fauna nativa. Foto: Duda Menegassi / O Eco

“Com apenas uma câmera já registramos mais de 25 espécies de mamíferos terrestres, vários ameaçados”, conta Alcione. Isso inclui quatro espécies de felino. Além da onça-parda, o gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus), felino Em Perigo de extinção no país; a jaguatirica (Leopardus pardalis) e o gato-mourisco (Herpailurus yagouaroundi).

O casal também documentou uma espécie de lagarto que ocorre apenas na Chapada Diamantina (Acratosaura spinosa) e uma espécie de água-viva fluvial ainda não descrita pela ciência.

“A Serra da Chapadinha é um santuário para a biodiversidade”, reforça Alcione. Isso também inclui espécies raras da flora, como a paina caboclo (Heterocoma erecta), endêmica dos campos rupestres baianos e classificada como Em Perigo. 

A flora, aliás, é algo que se destaca na Chapada. Nas trilhas da serra, incontáveis flores colorem a paisagem e maravilham os visitantes. Como já anuncia o nome da Cachoeira Encantada, a região foi feita para encantar e cada vez mais pessoas descobrem os encantos da Serra da Chapadinha.

“Até 4 anos atrás eu guiava uma, duas vezes por ano, hoje em dia quando tá fraco eu guio três vezes por mês”, conta o guia Sidney, mais conhecido como Tarzan, que trabalha na Serra da Chapadinha. Aos poucos, segundo ele, mais turistas têm vindo, principalmente devido ao boca a boca.

A atividade ainda é tímida, especialmente comparada ao fluxo no parque nacional vizinho, mas representa uma alternativa econômica e um instrumento para valorização do patrimônio que é a Serra da Chapadinha. Para isso, entretanto, é necessário manter de pé a natureza que encontra refúgio ali.

Foto: Duda Menegassi / O Eco
  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Salada Verde
7 de julho de 2023

Obras de condomínio de luxo em Boipeba suspensas por mais 90 dias

Prazo permitirá que “sejam esclarecidas as irregularidades identificadas no processo administrativo”, afirma a Secretaria do Patrimônio da União

Parte da área onde o condomínio privado pode se instalar. Ao centro, o sinuoso rio Catu atravessa o manguezal. Foto: Fellipe Abreu / Mongabay Brasil / O Eco
Reportagens
28 de junho de 2023

Condomínio na ilha de Boipeba aquece ocupação da Mata Atlântica

Especialistas avaliam que o projeto fomentará mais o desmate e a tomada de territórios de populações tradicionais no litoral baiano

Reportagens
15 de maio de 2023

Justiça determina bloqueio de matrículas de fazendas em territórios tradicionais no oeste da Bahia

Entre os réus está Luiz Carlos Bergamashi, liderança do agronegócio. Ação foi aberta pelo governo a pedido das comunidades, que denunciam ação de pistoleiros a serviço da “grilagem verde”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 6

  1. Devas prado diz:

    Triste mas é verdade ,aqui em piatã já começaram a derrubar uma serra,
    Interesses comerciais contra o propósito do CRIADOR .Apocalipse 11:18 diz que Deus vai arruinar os que arruinam a Terra


  2. Paulo diz:

    Excelente reportagem! A jornalista está de parabéns.


  3. DIRSON diz:

    O Bioma Caatinga,nos municípios vizinhos a Itaete tambem sofre com o desmatamento desenfreado oara o feitio de carvao.


  4. Ricardo Sales diz:

    Tenho 40 de pesquisa mineral. As ocorrências de Fé são pequenas. Quartzito não leva riqueza . O maior bem mineral é a água.


  5. Luiz Edmundo de Andrade diz:

    Excelente reportagem! Não tinha conhecimento da Serra da Chapadinha, vou incluí-la na minha viagem à Chapada Diamantina!
    Ela merece a proteção legal, pelo que deu para perceber.


    1. Efson Motta.. diz:

      Poisé, isto são coisas que ocorrem neste país varonil, no qual nascemos para o qual vivemos peara o qual pagamos todos as horas p ,pelos pratos que comemos dentre tantas outras necessidades para manter o país justo, coerente e em desenvolvimento e amiude nos separamos com coisas dessa natureza acqusl o povo repudia de cátedra porém embora pague tão caro e solapado roubado vilipendiado com a leniência ($$$) das autoridades , que fecham os olhos para permitirem a destruição do nosso maior patrimônio, a manutenção bdo ar que respiramos, vamos juntos minha gente não só , SALVAR A SERRA DA CHAPADINHS mas toda essa imensidão que, só aó povo pertence, antes que seja tarde até, porque, ” quem muito espera sentado de. Braços cruzados, termina vendo o que não interessa isto e , vê demais”