Reportagens

Cidade pode se tornar primeira a reconhecer natureza como portadora de direitos no Pantanal

Em meio ao avanço de interesses hidrelétricos, portuários e hidroviário, Cáceres (MT) pode elevar natureza à titularidade de direitos com projeto encaminhado à Câmara Municipal

Michael Esquer ·
7 de julho de 2023

Hidrelétricas, mega projetos agropecuários, portos e, ainda, uma hidrovia. Estes são alguns dos empreendimentos – e interesses – que avançam sobre municípios de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e impõem ameaças ao Pantanal brasileiro. Em Cáceres (MT), projetos de infraestrutura desse tipo, e de outros, e os impactos que estes podem trazer à cidade e seus moradores tem provocado um movimento até então inédito para esta região: o de reconhecer a natureza como portadora de direitos. 

Situado em região limítrofe com a Bolívia, o município tem cerca de 90 mil habitantes, e é cortado pelo rio Paraguai, principal responsável pelas inundações do Pantanal. “Cáceres tem o privilégio de ter esse rio e nós, povo cacerense, reconhecemos e vivemos disso. É a nossa cultura, nossa vida”, diz a ((o))eco o ribeirinho Isidoro Salomão. 

Nascida e criada em Cáceres (MT), “na beira do rio”, como diz, Miraci Pereira da Silva se lembra da infância, quando ia até o rio Paraguai para lavar roupa, na companhia do pai, da mãe e dos irmãos. “Se a gente não lutar pelo direito da natureza, em pouco tempo isso não vai mais existir. Principalmente nessa região nossa, cobiçada do jeito que é”, desabafa ela a ((o))eco. 

No ano passado, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) emitiu licenças prévia para dois portos que querem se instalar no rio. O feito reacendeu o alerta para a ameaça de que, no futuro, os empreendimentos configurem o funcionamento de uma hidrovia com potencial de alterar o leito do curso d’água. 

“Fica difícil da gente entender que com isso a gente não poderia ir ao rio por conta de uma barcaça (embarcação utilizada para o transporte de cargas) que vai passar”, conta Salomão, que na cidade coordena o Comitê Popular do Rio Paraguai, para quem uma hidrovia apenas provocaria danos ao rio e, consequentemente, ao pulso de inundação do bioma como um todo. 

Neste cenário, que remete a temores conhecidos – outro porto já tentou se instalar na região no início dos anos 2000,  mas teve o licenciamento suspenso por decisão da Justiça –, o comitê, ribeirinhos, pescadores e outros munícipes que o integram querem que a natureza seja reconhecida como sujeita de direitos na cidade. O movimento é motivado pelo exemplo de outros municípios do País, que já alcançaram o objetivo. 

“Uma iniciativa da sociedade civil, das comunidades organizadas e dos movimentos sociais para que a natureza tenha seus direitos respeitados”, enfatiza o coordenador do comitê, que é uma iniciativa popular criada para proteger e conservar as águas do rio Paraguai. 

Sociedade civil organizada de Cáceres (MT) ajudou a elaborar projeto que quer mudar a Lei Orgânica do município para conceder direitos à natureza. À direita, Miraci Pereira da Silva. Foto: Michael Esquer / ((o))eco 

Mudanças na lei municipal

Para elevar a natureza à titularidade de direitos, os munícipes de Cáceres contribuíram com a elaboração de um Projeto de Emenda à Lei Orgânica (PLO) da cidade. Protocolada em junho pelo vereador Cézare Pastorello (PT-MT), a PLO nº 3/2023 quer fazer com que a cidade observe o princípio de “defesa dos direitos da natureza”, respeite os princípios do bem viver e, finalmente, confira à natureza a titularidade de direitos. 

“A Lei Orgânica, como o nome diz, organiza o município. Ela está para o município como a Constituição Federal está para o País. Portanto, assim como os direitos fundamentais são assegurados na Constituição Federal, a instância mais apropriada de garantia dos Direitos da Natureza [no município] é a Lei Orgânica”, conta Pastorello a ((o))eco, ao explicar o porquê da proposição ter adotado este rito e não o de um projeto de lei (PL). 

Na cidade, onde as emendas precisam, no mínimo, da assinatura de cinco vereadores para serem propostas, a adesão aumentou a expectativa de prosperidade do projeto. “Tivemos 9 assinaturas, o que já nos dá grande chance de sucesso da PLO, tendo em vista que para a aprovação são necessários 10 votos”, diz o vereador. 

Quando ainda se discutia de que forma Cáceres (MT) poderia reconhecer a natureza como portadora de direitos, o secretário de Assuntos Estratégicos e Educação do município disse a ((o))eco que, muito possivelmente, um projeto de lei (PL) que tratasse do tema também não enfrentaria resistência no Executivo Municipal. “Talvez movimentos façam resistência na aprovação aqui, mas isso é só um palpite”, declarou Fransérgio Rojas Piovesan, à época.

Como todo projeto legislativo, a PLO ainda deve passar pelo crivo das comissões da Câmara Municipal. Mas um próximo passo importante para a proposição acontece ainda este mês. Esta é uma audiência pública, que está sendo organizada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). 

“Estamos no Alto Paraguai, temos uma responsabilidade ambiental aumentada com o Pantanal”, afirma o vereador Cézare Pastorello (PT-MT). 

Os direitos da natureza no Brasil

Internacionalmente, Equador e Bolívia saíram na frente ao criarem leis para conceder direitos à natureza, entre 2008 e 2010. O feito teve como princípio o entendimento de que, assim como os seres humanos, a natureza tem direito à integridade. 

“Isso tem um alcance fenomenal em escala global. Apenas alguns exemplos para ilustrar: os Tribunais Constitucionais têm reconhecido judicialmente os rios e a natureza como sujeito, como ocorreu na Colômbia, com o rio Atrato, Amazônia, Páramos, na Nova Zelândia, com o rio Whanganui, na Índia, com o rio Ganges”, diz o professor de Teoria do Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), Fernando Dantas, que é membro especialista do programa Harmonia com a Natureza, da Organização das Nações Unidas (ONU). 

O Brasil ainda não possui em sua Constituição, pelo menos de forma explícita, dispositivos que elevem a natureza à titularidade de direitos. Entretanto, a Carta Magna traz a possibilidade de legislação concorrente, explica a pesquisadora Vanessa Hasson, membro do mesmo grupo da ONU que debate a elaboração de uma futura Declaração Universal dos Direitos da Natureza. 

“O Supremo Tribunal Federal (STF) vem repetindo, em decisões, que há constitucionalidade de legislação em nível local para proteger o meio ambiente de forma mais protetiva, mais restritiva”, diz ela, que é doutora em Direito da Natureza. “Existe esse lastro, de estados e municípios poderem legislar para proteger ainda mais do que faz a legislação em nível federal”.

Dantas menciona que a Constituição também afirma que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, indispensável à sadia qualidade de vida. “Essa ‘vida’ não foi adjetivada de humana. Assim, numa interpretação extensiva, se compreende que reconheceu as diferentes formas de vida animal, humana e não humana, vegetal ou de outros ‘seres’ que integram a natureza”, defende. 

No País, o primeiro município a ter adotado esse entendimento foi Bonito (PE), em 2018. Desde então, outros quatro já fizeram, de forma mais ou menos semelhante, o mesmo: Paudalho (PE); Florianópolis (SC); Serro (MG); e Guajará-Mirim (RO) — esta última ainda conferiu ao rio Laje, afluente do rio Madeira, a mesma titularidade por meio de projeto de lei (PL). No legislativo de Minas Gerais, Santa Catarina e Pará também tramitam propostas estaduais no mesmo sentido. 

“Tudo baseado nessa ideia, de que é importante repensar a nossa relação com a natureza”, conta a ((o))eco a pesquisadora e doutora em Direito Mariza Rios, que coordena o GT (Grupo de Trabalho) Jurídico da Articulação Nacional pelos Direitos da Natureza – Mãe Terra

Mariza Rios, coordenadora do GT Jurídico da Articulação Nacional pelos Direitos da Natureza – Mãe Terra. Foto: Michael Esquer / ((o))eco 

“Primeiro município da região”

Segundo Hasson, Cáceres é a primeira cidade do Pantanal a iniciar um processo nesse sentido. “É um movimento inédito nesta região. Mais um ponto onde o reconhecimento dos direitos da natureza está sendo promovido, e em uma região onde ele ainda não tinha chegado”. 

Fundadora da Mapas – Oscip que participou do processo de articulação política e assessoria técnica nos cinco municípios brasileiros onde a natureza já foi reconhecida como titular de direitos –, ela conta que no Pantanal pesam no processo iniciado as ameaças que cercam o bioma. 

“Há uma preocupação enorme com os cursos d’água, com os rios que estão sendo impedidos de correrem livremente, com a pulverização de usinas hidrelétricas, pequenas centrais hidrelétricas, e com como isso tem impactado a vida das pessoas”, acredita a pesquisadora. 

Para Rios, a mobilização dos munícipes de Cáceres para dotar a natureza de direitos mostra que foi esta a forma que estes encontraram de protegê-la. “A população ribeirinha tomou para si a responsabilidade da verdadeira defesa da natureza”, defende a pesquisadora. 

Secretária-executiva da Rede de Comunidades Tradicionais Pantaneiras (RCTP), Edinalda do Nascimento também acredita que o reconhecimento pode se tornar um aliado na conservação do bioma. “É uma ferramenta de defesa para a natureza e para as comunidades que aqui habitam”, diz ela a ((o))eco. 

Enquanto o projeto tramita na Câmara da cidade, do outro lado cresce a esperança entre aqueles que enxergam na proposta uma chance de equiparação ambiental, que pode ser replicada em outros municípios cercados e sitiados pelo bioma. 

“Queremos ser o primeiro município da região, do Mato Grosso, a decretar os direitos da natureza”, afirma o coordenador do Comitê Popular do Rio Paraguai, Isidoro Salomão.  

  • Michael Esquer

    Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com passagem pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas, na Colômbia, tem interesse na temática socioambiental e direitos humanos

Leia também

Reportagens
31 de maio de 2022

Portos e futura hidrovia ameaçam trecho mais preservado do Rio Paraguai

“Viabilizar uma hidrovia é inviabilizar o Pantanal como ele é hoje”, afirma biólogo sobre o licenciamento de porto no Rio Paraguai

Ladeada por fazenda, trens e porto de minério de ferro, a comunidade centenária de Porto Esperança é acossada para tomada de suas terras. Foto: Aldem Bourscheit/O Eco
Reportagens
19 de junho de 2023

Pressão por terras, portos e estrada sufocam comunidade no Pantanal

Implantação de hidrovia exportadora disseminará ameaças similares e desmatamento ao longo da Bacia do rio ParaguaiAldem Bourscheit - de Corumbá/MS e Puerto Suárez (Bolívia),Michael Esquer - de Cáceres/MT

Reportagens
7 de novembro de 2022

No meio do caminho tinha uma cachoeira

Hidrelétrica ameaça uma das maiores cachoeiras de Mato Grosso do Sul. Previsto na Bacia do Alto Paraguai, empreendimento, que já tem licença prévia, pode reduzir volume da queda d’água

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. MAURO MANOEL DA COSTA diz:

    Parece que já existe uma lei em Florianópolis sobre o direto da natureza, confiram.