Salada Verde

Palmito no Pará

Bastou o secretário de Meio Ambiente Valmir Ortega (ex-MMA) desregulamentar o comércio de palmito no Pará, em junho, para o caos se instalar no setor. Desmatamento e um ataque de palmiteiros do Amapá para registrar o produto como extraído no estado levaram o Ministério Público Federal à recorrer a Justiça para revogar a medida e trazer de volta a fiscalização. “Esse ato não poderia se dar em pior momento. Foi baixado no início da safra do açaí. Pode desestabilizar a economia de milhares de famílias ribeirinhas que vivem de sua coleta na várzea amazônica, sempre ameaçadas pela ação clandestina de palmiteiros”, diz o procurador da República Felício Pontes Jr.

Salada Verde ·
1 de setembro de 2008 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
7 de outubro de 2026

Agricultura familiar do PA mira além da rastreabilidade e dá fôlego à Pecuária Sustentável

Pequenos pecuaristas aproveitam programa do governo que obriga identificação individual do gado para ampliar repertório de manejo e gestão, colhendo resultados na preservação ambiental →

Colunas
7 de outubro de 2026

Expedições percorrem a costa brasileira para estudar a biodiversidade marinha

Dados coletados em cruzeiros científicos sinóticos na Amazônia Azul permitirão cruzar informações de norte a sul da costa brasileira →

Podcast
7 de outubro de 2026

A Natureza da Conversa #3 – A revolução regenerativa na produção de commodities

Episódio do podcast desconstrói o mito de que a agricultura regenerativa é restrita a pequenas produções e mostra sua aplicação em commodities em larga escala →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.