Salada Verde

Chapada dos Guimarães interditada

Obras emergenciais para melhorar a segurança do parque são de responsabilidade do governo do estado, segundo um acordo de cooperação com o federal Instituto Chico Mendes

Redação ((o))eco ·
12 de novembro de 2008 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Às vezes, a importância que os governos dão às unidades de conservação pode ser medida por quesitos básicos. O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães está há sete meses fechado à visitação. O local, de beleza ímpar, recebeu em 2007 cerca de 135 mil visitantes. Talvez só perca para o Pantanal em preferência dos turistas que procuram o Mato Grosso. Em abril, um bloco de pedra se soltou de um paredão dentro do parque, matando uma adolescente e ferindo dezenas de outros visitantes que se banhavam no lago da cachoeira Véu da Noiva, o cartão postal da área protegida. Obras emergenciais para melhorar a segurança do parque são de responsabilidade do governo do estado, segundo um acordo de cooperação com o federal Instituto Chico Mendes. Serão gastos 500 mil reais. O projeto está pronto, mas até agora não saiu do papel.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
25 de junho de 2026

Pesquisador brasileiro ganha prêmio da Sociedade Americana de Primatologia

Primatólogo Felipe Ennes Silva, pesquisador associado do Instituto Mamirauá, foi reconhecido por contribuições à ciência, com destaque para trabalho com uacaris na Amazônia

Colunas
25 de junho de 2026

Jornalismo, eleições e crise climática: uma pauta negligenciada

Infraestrutura, saúde, habitação e desenvolvimento econômico passam, cada vez mais, pela crise climática. Por que, então, o tema ainda aparece de forma tão tímida no debate eleitoral?

Colunas
25 de junho de 2026

A cadeia da carne ainda está aprendendo a proteger o Cerrado

Nova pesquisa do Radar Verde mostra que os mecanismos de rastreabilidade construídos para a Amazônia ainda não dão conta do resto do país

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.