Começou o prazo para que servidores do Instituto Chico Mendes (ICMBio) entreguem todos os materiais de trabalho com a logo do Ibama. A medida era esperada, já que o ICMBio tem mais de dois anos. O único problema é que não há data para que carimbos, uniformes, formulários de notificação, autos de infração e demais documentos sejam substituídos. Na prática, os servidores do ICMBio podem ter problemas até para fiscalizar as unidades de conservação do país. Segundo sua assessoria de imprensa, a portaria que regulamenta a fiscalização no ICMBio e também como serão os novos documentos está sendo finalizada por seus diretores e, ainda esta semana, o documento deve ser publicado no Diário Oficial da União. A partir daí, os materiais poderão ser confeccionados. Isto é, haverá uma lacuna entre a entrega de itens com logo do Ibama e chegada dos novos itens, contando com a demora para que cheguem a todas as unidades de conservação do país. Fica a dúvida de como a proteção às unidades do país será garantida e como ações amplamente divulgadas pelo governo, como a remoção de ocupantes ilegais da Floresta Nacional do Bom Futuro (RO), serão realizadas. Até agora, não se sabe se haverá procedimentos alternativos de fiscalização em áreas prioritárias, com é o caso da unidade de Rondônia.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Brasil tem mais de 3,7 mil plantas ameaçadas de extinção
Lista atualizada pelo Ministério do Meio Ambiente alerta para aumento do grau de ameaça do pau-brasil e para possível extinção de duas plantas da Mata Atlântica →
Proteger a biodiversidade exige conectar territórios
Brasil levou a COP 17 da Biodiversidade proposta que reforça necessidade de investir em corredores de biodiversidade e redes ecológicas que não se limitem às áreas protegidas →
MMA abre inscrições para sete vagas da sociedade civil na Comissão Nacional de Biodiversidade
Organizações ambientalistas podem se inscrever até 8 de novembro para participar da eleição de representantes no colegiado durante o biênio 2027–2028 →

