Salada Verde

Hipótese de Gaia é falha

O britânico James Lovelock é um dos mais respeitados ambientalistas de todo o planeta. Autor da Hipótese de Gaia, ele diz que a vida interage com o ambiente físico e ajuda a melhorar a qualidade da existência no planeta. De acordo com artigo da revista New Scientist, no entanto, essa teoria é falha. O texto aponta estudos geológicos de bilhões de anos da Terra para afirmar que, diversas vezes, os organismos vivos tentaram arruinar a vida por aqui ao alterar a composição química da atmosfera. Qualquer semelhança com as mudanças climáticas e outros desastres ecológicos causados pelo homem não é mera coincidência.

Salada Verde ·
19 de junho de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
9 de outubro de 2026

Governador eleito do Pará nomeia advogado do agro para comandar Meio Ambiente

Anúncio foi feito em Altamira, município marcado pelo desmatamento; Vinícius Borba, que protagonizou ações contra órgãos ambientais, deve assumir a secretaria em janeiro de 2027 →

Externo
9 de outubro de 2026

Batizada de ‘Maria’, nova espécie de anfíbio homenageia o nome mais popular do Brasil

Denominação de cobra-cega exclusiva do Rio de Janeiro também reverencia mulher escravizada que ajudou a reflorestar a Tijuca →

English
9 de outubro de 2026

How can the Amazon gain new markets beyond China, the U.S. and the EU?

Brazilian cattle ranching needs to improve animal-health and environmental controls to access new markets, experts say →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.