Salada Verde

Novas pedras no caminho da BR319

Negativa do Ibama ao asfaltamento pode atrasar, mas não necessariamente impedir a obra, que ameaça uma das porções mais conservadas da floresta amazônica.

Salada Verde ·
11 de julho de 2009 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A proposta para pavimentação da BR-319 (Porto Velho-Manaus) segue recebendo críticas da área ambiental. Além de ambiental e economicamente inviável, como mostrou O Eco, um parecer do Ibama divulgado recentemente joga mais lenha na fogueira da controversa obra e impõe mais uma barreira ao eleitoreiro PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), menina dos olhas da candidata Dilma Roussef.

No documento (confira aqui), o órgão informa que não irá liberar a licença do empreendimento por erros graves nos estudos ambientais, como falta de “qualidade técnica necessária para subsidiar uma decisão consolidada sobre a viabilidade ambiental do empreendimento” e necessidade de “complementações para a correção de falhas e ausências de dados técnicos”. Concluindo que “sao necessarias varias complementacoes para a correcao de falhas e ausencias de dados tecnicos, tanto no diagnostico ambiental quanto na avaliação dos impactos ambientais e suas respectivas medidas mitigadoras e compensatórias”.

A Funai (Fundação Nacional do Índio) não mostrou objeções à liberação da licença para a obra, mas a vinculou a necessidade de “várias reuniões com todas as comunidades indígenas” que podem ser afetadas pela chegada do asfalto.

Segundo Mariano Cenamo, secretário-executivo do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam), o parecer foi uma vitória, mas o assunto não está encerrado. Para ele, é preciso atenção às pressões do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, que há muitos anos carrega o “desenvolvimento” de Manaus como bandeira política, e ao relatório do deputado Sandro Mabel (PR/GO) à Medida Provisória 462.

Em uma prática conhecida como “contrabando”, quando parlamentares tentam aprovar itens dentro do texto de uma MP que nada têm a ver com o objetivo inicial da proposta, Mabel inseriu itens em seu texto que dispensam de licenciamento obras do PAC na Amazônia.

Saiba mais:
Marina pede auditoria na BR319
Amazônia entregue de bandeja
Mais vozes contra a BR-319
Lula promete apoio ao meio ambiente
Caminho livre ao coração da Amazônia

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.