Salada Verde

Mais espaço à geração eólica

De olho no mercado brasileiro, espanhóis querem marco legal para ampliar uso da força do vento. Potencial é de até 300 mil Megawatts. Projeto d Política Nacional de Energias Renováveis tramita no Senado.

Salada Verde ·
19 de novembro de 2009 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Foto: Siemens
Foto: Siemens

“Tanto a indústria de equipamentos quanto os operadores de energia eólica da Espanha têm interesse em investir no Brasil, visto o grande potencial, mas a condição para que isso aconteça é a definição de um marco regulatório seguro, que dê confiança aos investidores no longo prazo, a exemplo do que ocorreu na Espanha no ano 2002”, palavras de José Luis Ruiz Navarro, secretário da Comissão Permanente da Indústria, Turismo e Comércio do Congresso dos Deputados da Espanha.

Presidente da Comissão de Energias Renováveis da Câmara dos Deputados, o deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB/PR) ressaltou que o projeto de lei que cria uma Política Nacional de Energias Renováveis tramita no Senado e é o primeiro passo do Brasil para definição de um marco para energias renováveis. Ele ressaltou que o plano propõe metas que o governo brasileiro terá de seguir e a criação de um fundo para incentivar a pesquisa e o desenvolvimento. Os recursos viriam dos combustíveis fósseis. “O grande mérito do trabalho da comissão foi a pressão política para que o governo passasse a dialogar com o Congresso e a sociedade sobre este tema”, afirmou, conforme nota da GP Comunicação.

ABEEólica e a consultoria Baker Tilly Brasil realizaram uma proposta de desoneração tributária para toda a cadeia produtiva eólica e que projeta a instalação de 10 mil MW ao longo de dez anos no país. Pela proposta, o custo do investimento pode cair 30% com isenção de tributos e abrir espaço, inclusive, para a energia eólica ir para o mercado livre, disputando espaço com a hidrelétrica.
 
O potencial brasileiro para geração de eólica é de pelo menos 143 mil MW, mas segundo pesquisas realizadas a partir da medição de ventos em até cem metros de altitude, pode chegar a 300 mil MW. “Temos de repensar o sistema de abastecimento elétrico nacional, que, na contramão do que o mundo está fazendo, reduziu a participação das energias renováveis de 85% para 80% e elevou a participação das térmicas”, afirmou o presidente da ABEEólica, Lauro Fiúza Júnior.

A decisão do governo brasileiro de criar um leilão específico, segundo Fiúza, deu uma importante sinalização para o setor, e a resposta foi o cadastramento de 441 projetos para o leilão, o que, caso sejam viabilizados no futuro com a realização de leilões anuais, irão somar um total de 13.341 MW de capacidade instalada. Contudo, o governo fixou o preço teto do leilão de R$ 189, o que é um valor bem abaixo do necessário para viabilizar os projetos.

“O governo quer comprar energia a preço europeu, mas aqui o investidor precisa gastar 60% a mais, além de ter um custo financeiro também muito superior”, observou Fiúza, ao acrescentar que, se o Brasil quer crescer e se transformar em uma grande nação, precisa ter energia farta, segura e distribuí-la de modo a minimizar os problemas técnicos, e para isso é importante ter fontes complementares como a eólica.

“O Brasil tem hoje geração de 105 mil MW de energia elétrica, suficiente para atender o consumo, mas os problemas ocorrem devido à grande extensão da rede – como se verificou no recente apagão –, e aí seria muito importante utilizar a energia eólica e a bioeletricidade para distribuir melhor essa energia”, defendeu o executivo.

Leia também

Notícias
25 de abril de 2024

Brasil registra o maior número de conflitos no campo desde 1985, diz CPT

Segundo os dados da Comissão Pastoral da Terra, país teve 2.203 conflitos em 2023, batendo recorde de 2020; 950 mil pessoas foram afetadas, com 31 assassinatos

Salada Verde
25 de abril de 2024

Acnur anuncia fundo para refugiados climáticos 

Agência da ONU destinará recursos do Fundo para proteger grupos de refugiados do clima. Objetivo é arrecadar US$ 100 milhões de dólares até o final de 2025

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.