Salada Verde

Revista biodiversa

Está no ar a décima quarta edição da publicação sobre diversidade biológica da Fundação O Boticário. Cerrado ganhou destaque em dois artigos.

Salada Verde ·
19 de novembro de 2009 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A 14ª edição da revista Natureza & Conservação já está disponível para download na página da Fundação O Boticário. A publicação em Português e Inglês é semestral e sempre traz artigos científicos, técnicos e filosóficos ligados à biologia da conservação, manejo de áreas protegidas e ética ambiental.

Nesta edição, o professor José Alexandre Diniz (Universidade Federal de Goiás) aborda os efeitos das mudanças climáticas no Cerrado e avalia as alterações na distribuição de 53 espécies de vertebrados. Já o engenheiro florestal Jose Roberto Rodrigues Pinto (Universidade de Brasília) aponta que apenas 1,3% do bioma estão protegidos em parques nacionais e ressalta a necessidade de preservação da savana.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Outros assuntos na pauta são o conceito de bioma e a legislação para proteção da Mata Atlântica, reservas particulares, zonas de amortecimento, estudo da relação entre estradas, relevo, uso da terra e vegetação natural de Ibiúna (SP), desenho da área de um refúgio de vida silvestre para a conservação do peixe-boi-marinho, entre outros.

A fundação também informa que a partir de 2010 a revista será um periódico da Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação, seguindo com apoio da Fundação O Boticário.

A publicação pode ser obtida aqui.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
9 de outubro de 2026

Governador eleito do Pará nomeia advogado do agro para comandar Meio Ambiente

Anúncio foi feito em Altamira, município marcado pelo desmatamento; Vinícius Borba, que protagonizou ações contra órgãos ambientais, deve assumir a secretaria em janeiro de 2027 →

Externo
9 de outubro de 2026

Batizada de ‘Maria’, nova espécie de anfíbio homenageia o nome mais popular do Brasil

Denominação de cobra-cega exclusiva do Rio de Janeiro também reverencia mulher escravizada que ajudou a reflorestar a Tijuca →

English
9 de outubro de 2026

How can the Amazon gain new markets beyond China, the U.S. and the EU?

Brazilian cattle ranching needs to improve animal-health and environmental controls to access new markets, experts say →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.