Salada Verde

Brasil, ambiente e cultura

Livro usa espécies representativas de regiões brasileiras para associar preservação da fauna e de costumes.

Salada Verde ·
22 de dezembro de 2009 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Trabalhando pela preservação da fauna desde
1993, a não-governamental Arca Brasil, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio do laboratório Intervet Schering-Ploug, acaba de lançar um livro onde 15 animais representativos das cinco regiões do país se transformam em instrumentos de proteção ambiental e cultural. 

Arca Brasileira – Uma viagem pelo Brasil e seus animais contou com as mãos de biólogos, veterinários, jornalistas e escritores, intercalando fotos, contos e poemas redigidos por escritores consagrados como João Cabral de Melo Neto, Ruy Castro, Machado de Assis, Luis Fernando Veríssimo e Monteiro Lobato. Além disso, traz informações sobre a condição de espécies como boto, pirarucu, cabra, peixe-boi, gralha azul e baleia-franca, e sobre projetos bem-sucedidos de preservação ou proteção, em todo o Brasil.

“O caso da Tartaruga-do-Amazonas é o mais representativo dessa nova visão de preservação. O hábito do consumo da carne e dos ovos deste animal é tão arraigado no povo amazonense que quase levou a extinção da espécie. Baseados em estudos do Ibama, a criação comercial se tornou um alternativa tanto para dar emprego aos ribeirinhos, como para preservar a tartaruga, já que o órgão obriga a devolução de individuos adultos para os rios. Com isso houve uma rápida recuperação dos estoques populacionais”, destacou o veterinário Ricardo Oliveira, coordenador editorial do projeto.

Segundo Marco Ciampi, presidente da Arca, a “missão” do livro é mostrar que a alma e a identidade do brasileiro também residem no ambiente que o cerca. Seu desejo é de que a publicação faça com que “os leitores captem essa grandeza e exuberância (da flora e fauna), mas também o sentimento profundo de saber que essa identidade, essa natureza, é parte de nós. E protegê-la será, então, mais que um trabalho, será um dever”.

Em parceria com uma livraria virtual, está no ar um hotsite para que leitores possam conhecer a obra antes da compra, “folheando” parte de seu conteúdo. Basta clicar aqui.

Leia também

Notícias
6 de setembro de 2024

Jornalismo investigativo na Amazônia: cobertura de crimes ambientais em locais de risco

Seminário de Jornalismo Ambiental ((o))eco discutiu métodos de apuração em diferentes biomas, segurança em campo e programas de mentoria

Notícias
6 de setembro de 2024

Fortaleza sedia o primeiro Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental realizado no Nordeste

A 8ª edição do CBJA, híbrido e com inscrições gratuitas, será nos dias 19, 20 e 21 de setembro e contará com importantes jornalistas ambientais do País

Colunas
6 de setembro de 2024

Tendências e soluções para a descarbonização do setor de transporte

Principal usuário de combustíveis fósseis em todo o mundo, a dimensão do setor de transportes de pessoas e cargas exige abordagem multidisciplinar e com tecnologias diversas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.