Salada Verde

Brasil, ambiente e cultura

Livro usa espécies representativas de regiões brasileiras para associar preservação da fauna e de costumes.

Salada Verde ·
22 de dezembro de 2009 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Trabalhando pela preservação da fauna desde
1993, a não-governamental Arca Brasil, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio do laboratório Intervet Schering-Ploug, acaba de lançar um livro onde 15 animais representativos das cinco regiões do país se transformam em instrumentos de proteção ambiental e cultural. 

Arca Brasileira – Uma viagem pelo Brasil e seus animais contou com as mãos de biólogos, veterinários, jornalistas e escritores, intercalando fotos, contos e poemas redigidos por escritores consagrados como João Cabral de Melo Neto, Ruy Castro, Machado de Assis, Luis Fernando Veríssimo e Monteiro Lobato. Além disso, traz informações sobre a condição de espécies como boto, pirarucu, cabra, peixe-boi, gralha azul e baleia-franca, e sobre projetos bem-sucedidos de preservação ou proteção, em todo o Brasil.

“O caso da Tartaruga-do-Amazonas é o mais representativo dessa nova visão de preservação. O hábito do consumo da carne e dos ovos deste animal é tão arraigado no povo amazonense que quase levou a extinção da espécie. Baseados em estudos do Ibama, a criação comercial se tornou um alternativa tanto para dar emprego aos ribeirinhos, como para preservar a tartaruga, já que o órgão obriga a devolução de individuos adultos para os rios. Com isso houve uma rápida recuperação dos estoques populacionais”, destacou o veterinário Ricardo Oliveira, coordenador editorial do projeto.

Segundo Marco Ciampi, presidente da Arca, a “missão” do livro é mostrar que a alma e a identidade do brasileiro também residem no ambiente que o cerca. Seu desejo é de que a publicação faça com que “os leitores captem essa grandeza e exuberância (da flora e fauna), mas também o sentimento profundo de saber que essa identidade, essa natureza, é parte de nós. E protegê-la será, então, mais que um trabalho, será um dever”.

Em parceria com uma livraria virtual, está no ar um hotsite para que leitores possam conhecer a obra antes da compra, “folheando” parte de seu conteúdo. Basta clicar aqui.

Leia também

Análises
23 de dezembro de 2024

Soluções baseadas em nossa natureza

Não adianta fazer yoga e não se importar com o mundo que está queimando

Notícias
20 de dezembro de 2024

COP da Desertificação avança em financiamento, mas não consegue mecanismo contra secas

Reunião não teve acordo por arcabouço global e vinculante de medidas contra secas; participação de indígenas e financiamento bilionário a 80 países vulneráveis a secas foram aprovados

Reportagens
20 de dezembro de 2024

Refinaria da Petrobras funciona há 40 dias sem licença para operação comercial

Inea diz que usina de processamento de gás natural (UPGN) no antigo Comperj ainda se encontra na fase de pré-operação, diferentemente do que anunciou a empresa

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.