Salada Verde

Harpia em família

Livro registra oito meses de atividades em dois ninhos da espécie na Floresta Nacional do Carajás, no Pará.

Salada Verde ·
18 de janeiro de 2010 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Foto: João Marcos Rosa
Foto: João Marcos Rosa

O registro fotográfico de oito meses de atividades em dois ninhos de harpia (Harpia harpyja) na Floresta Nacional do Carajás (PA) virou livro. As imagens são de João Marcos Rosa e os textos de Frederico Martins (Instituto Chico Mendes), Tânia Sanaiotti (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e Roberto Azeredo (Sociedade de Pesquisa do Manejo e da Reprodução da Fauna Silvestre).

Para conseguir as cenas que ilustram as 144 páginas da obra, Rosa passou dias inteiros camuflado com seu equipamento em uma plataforma no topo de uma castanheira, a 35 metros do solo, onde chegava com a ajuda de cordas. Há cenas nunca antes registradas, como a fêmea levando a caça para o ninho e filhotes aprendendo a alçar vôo. O livro também destaca a presença do gavião-real em outras partes do Brasil e na Venezuela.

Dois ninhos descobertos naquela área protegida federal no início do ano passado, a mais de trinta metros de altura e com quase dois metros de largura, abrigam um filhote de sete e outro de nove meses. O achado deu origem a um programa de conservação da espécie, apoiado pela Vale, que fará de início uma distribuição restrita de 3 mil exemplares da obra. A harpia figura na lista da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (Cites).

Saiba mais:
Gavião-real: surpresa do Pantanal
O outro filhote de harpia
Vida nova em Foz do Iguaçu
Lista de ameaçadas: excesso ou omissão?
Harpias baianas

Leia também

Notícias
26 de novembro de 2021

Informação obtida via LAI revela que MCTI recebeu dados do desmatamento em 1º de novembro

Ministro Marcos Pontes disse que dados não foram publicados antes da Conferência do Clima porque ele estava de férias. Agenda oficial registra férias entre 8 e 19 de novembro

Notícias
26 de novembro de 2021

Jornalismo digital brasileiro se une em campanha de financiamento

Ação reúne 26 organizações com objetivo de arrecadar doações para fortalecimento do jornalismo digital de qualidade

Reportagens
26 de novembro de 2021

MPF pede anulação da Licença de Instalação do Linhão Tucuruí na terra Waimiri Atroari

Ação aponta que União e a Transnorte agem ilegalmente no licenciamento da obra. Autossuficientes em energia elétrica, os Waimiri Atroari são contra o empreendimento e sentem “a floresta sangrar”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta