Salada Verde

Procurando Nemo

Projeto une petroleiras e instuições de pesquisa no mapeameto de formas de vida nas profundezas dos oceanos.

Salada Verde ·
9 de fevereiro de 2010 · 17 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

 

O esquisitão oarfish pode atingir até 17 metros. foto: Divulgação / O Eco
O esquisitão oarfish pode atingir até 17 metros. foto: Divulgação / O Eco

Todo biólogo marinho deve querer por as mãos no equipamento utilizado por empresas petroleiras para inspecionar plataformas e operações de perfuração. Submarinos com câmeras operados remotamente (ROVs), capazes de descer a milhares de metros de profundidade, são brinquedos muito mais acessíveis a uma grande petroleira do que à maioria das universidades. O Serpent Project nasceu exatamente da colaboração entre empresas como a Statoil, Chevron, Total e British Petroleum, seus prestadores de serviços e instituições de pesquisa como National Oceanography Centre, Southampton, Louisiana State University, University of Sydney e University of Wollongong. O objetivo é explorar áreas a grandes profundidades cuja biologia é praticamente desconhecida. A última façanha do projeto foi filmar o enigmático oarfish (foto) no Golfo do México. Uma galeria com outras criaturas documentadas pelo projeto, em locais como a Mauritânia e a Venezuela, pode ser vista aqui. Não seria incrível ver este tipo de pesquisa acontecendo no Brasil?

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Externo
18 de setembro de 2026

Na Amazônia, zonas eleitorais com mais evangélicos e brancos tendem a votar em candidatos contra o clima 

Análise exclusiva da InfoAmazonia cruza dados eleitorais e demográficos e identifica associação entre composição racial e religiosa das zonas eleitorais amazônicas e a queda no alinhamento à pauta climática

Colunas
18 de setembro de 2026

Duas cartas e uma conta que não fecha

No primeiro semestre deste ano, foram publicados dois importantes estudos relativos à conservação no Brasil e realizados dois fóruns igualmente importantes

Salada Verde
18 de setembro de 2026

91% dos brasileiros consideram importante que candidatos apresentem propostas climáticas

Pesquisa Ipsos encomendada pelo Observatório do Clima ouviu 1.800 pessoas e mostra que 62% consideram o tema muito importante; Veja Levantamento

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.