Planeta inabitável

Estudo sugere que cenário mais crítico de mudança climática pode deixar até metade do planeta sem condições de ser habitado e que isso pode acontecer daqui a três séculos.

12 de maio de 2010 · 14 anos atrás

Um estudo publicado na última edição da revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, que saiu esta semana, está dando o que falar no meio acadêmico e fora dele. O estudo sugere que o aquecimento global pode deixar até metade do planeta sem condições de ser habitado nos próximos três séculos. O estudo, conduzido pelas universidades de New South Wales, na Austrália, e de Perdue, nos Estados Unidos, afirma que já no próximo século várias regiões vão estar sob calor intolerável para humanos e outros mamíferos.

O trabalho, intitulado “Um limite para a capacidade de adaptação às alterações climáticas devido ao stress térmico”, considera os piores cenários, com aquecimento global de até 12º C, que significariam até 35ºC no chamado termômetro úmido nas regiões mais quentes do planeta. Atualmente, segundo o estudo, as temperaturas mais altas nessa medida nunca ultrapassam 30ºC. A partir de 35ºC no termômetro úmido, o corpo humano só suportaria algumas horas antes de se superaquecer.

Para os pesquisadores, a idéia que muitos sustentam de que a humanidade poderá se adaptar às altas temperaturas é errônea. Atualmente, a temperatura da Terra está 0,68ºC mais alta do que antes da era pré-industrial, segundo número do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU.

Atalho:
Um limite para a capacidade de adaptação às alterações climáticas devido ao stress térmico (em inglês)