Salada Verde

Acidente nuclear na Bahia

Organizações não governamentais revelam rompimento de tubulação provisória em mineradora de urânio. Empresa confirma o vazamento. 

Salada Verde ·
17 de maio de 2010 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

No dia 2 de maio, a Associação Movimento Paulo Jackson-Ética, Justiça, Cidadania, junto com a Comissão Paroquial de Meio Ambiente de Caetité enviaram a órgãos responsáveis pela fiscalização e licenciamento ambientais uma carta de denúncia de novo vazamento na unidade mínero-industrial da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), no distrito de Maniaçu, sudoeste da Bahia. Em nota no dia 7, a INB confirmou o rompimento de uma tubulação provisória do empreendimento, e afirmou que os trabalhos de remoção foram iniciados imediatamente.

Leia carta-denúncia 

Segundo a assessoria de comunicação da INB, acidente não trouxe dano ao meio ambiente, nem significou risco radiológico para os trabalhadores. Já para a associação baiana, o acidente é visto como dos mais graves de uma série ocorrida desde que a Unidade de Concentração de Urânio (URA) começou a minerar, em 2000.

A organização afirma que, desde o início das operações da planta da INB, acontece pelo menos um acidente por ano na unidade, e que estes não são comunicados às instancias fiscalizadoras e muito menos à população. Segundo eles, no ano passado, a INB foi multada, não pelo acidente, mas devido à não-comunicação do ocorrido. A associação assumiu o papel de repassar aos órgãos competentes notícias de acidentes de qualquer espécie.

De acordo com a INB, o acidente ocorreu durante uma operação de limpeza da bacia TQ-1401 para remoção dos precipitados depositados no fundo da mesma, causando rompimento de uma tubulação de transferência provisória desse material para a área de tratamento de efluentes. O incidente resultou no derramamento de parte desses precipitados, contendo pequena concentração de urânio, sobre uma área controlada de aproximadamente 70 m2. Desta vez, a INB afirma ter comunicado o fato aos órgãos licenciadores – IBAMA e CNEN.

Segundo a associação Paulo Jackson, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia registrou recentemente inúmeros problemas de segurança no trabalho na unidade míneradora. A INB, porém, alega que na ocasião os trabalhadores usavam equipamentos de proteção adequados e não foram atingidos pela lama contaminada. (Nathalia Clark)

Leia também

Notícias
2 de maio de 2024

Chuvas no RS – Mudanças climáticas acentuam eventos extremos no sul do país

Cheias batem recordes históricos e Rio Grande do Sul entra em estado de calamidade. Mais de 140 municípios foram atingidos e barragem se rompeu na serra

Notícias
2 de maio de 2024

Estudo sobre impacto das alterações no clima em aves pode ajudar espécies na crise atual

Alterações climáticas reduziram diversidade genética de pássaros na Amazônia nos últimos 400 mil anos, mas algumas espécies apresentaram resistência à mudança

Reportagens
2 de maio de 2024

Sem manejo adequado, Cerrado se descaracteriza e área fica menos resiliente às mudanças no clima

Estudo conduzido ao longo de 14 anos mostra que a transformação da vegetação típica da savana em ‘cerradão’ – uma formação florestal pobre em biodiversidade – ocorre de forma rápida; mata fica menos resistente a secas e queimadas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.