Salada Verde

Caça de onça era negócio lucrativo

Quadrilha que atuava no Paraná e Mato Grosso era chefiada por dentista com fazenda próxima ao Parque do Iguaçu. Cada onça era 'vendida' por 1,5 mil reais. 

Redação ((o))eco ·
26 de julho de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Brasília – Desde 1993, Eliseu Augusto Sicoli dizia que as onças eram um empecilho para sua fazenda na divisa do Parque Nacional de Iguaçu-PR.
 
O dentista, que ainda pretendeu ser reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, está preso junto com mais 9 pessoas acusado de chefiar uma quadrilha de caça esportiva, que atuava em pelo menos 3 estados, MT, MS e PR. Segundo o Delegado da Polícia Federal de Corumbá-MS, Paulo Nomoto, foram 14 mandados de prisão emitidos e 7 de prisão temporária, 3 continuam foragidos, um deles o taxidermista Fernando Chiazzenato deve se entregar na sede da PF em Curitiba. No entanto, o delegado não sabe dizer quando começaram as atividades do grupo.

Um arsenal foi encontrado nas cidades de Miranda-PR, Cascavel-PR e Sinop-MT. São armas típicas de caça, de calibre fino para não danificar o couro do animal e de alto poder de precisão. Eles serão autuados por porte e posse ilegal de armas de fogo e pela Lei de Crimes Ambientais, podendo chegar a 7 anos de prisão. Está sendo instaurado inquérito para descobrir qual a origem das armas, mas até agora eles não foram acusados de tráfico das mesmas.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



A Operação é inédita pois é muito dificil chegar aos locais onde este tipo de crime ocorre, afirmou o delegado Paulo Nomoto. As investigações tiveram início em 2009 pela PF de Corumbá, MS e o IBAMA, que obtiveram relatos do encontro de carcaças de onças em algumas fazendas pantaneiras, e a notícia que onças monitoradas por um projeto de pesquisa estavam desaparecidas. Com isso, as suspeitas recaíram sobre Antônio Teodoro Melo Neto de 71 anos, que já auxiliou em capturas de onças para projetos de pesquisa.

Antonio Teodoro Melo Neto foi preso com seu filho em flagrante. O grupo vendia cada cada animal caçado por cerca de US$ 1,5 mil e ainda contava com suporte para transporte das peles por aviões particulares. Muitas fotos foram apreendidas e a polícia federal seguirá buscando outros criminosos identificados como parte da quadrilha pelo material apreendido.

Em 2001, Eliseu teria procurado organizações não governamentais envolvidas com a proteção de grandes mamíferos para tentar resolver seu problema. Segundo o Paulo Nomoto as atividades do dentista eram apenas fachada para abrigar o lucrativo mercado de peles e de caça turística. (Gustavo Vieira)

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
31 de agosto de 2026

Virada Cultural Amazônia de Pé traz 5ª edição com apelo por voto pela Amazônia

Evento será nesta semana e traz o tema “A política começa no território”, para convocar eleitores a votarem de olho na proteção da maior floresta tropical do mundo

Colunas
31 de agosto de 2026

Catástrofes climáticas afetam primeiro os mais pobres

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, a França incentivou ocupações em áreas agrícolas hoje mais vulneráveis a catástrofes naturais

Salada Verde
31 de agosto de 2026

Operação Mata Atlântica em Pé autua mais de 8 mil hectares de desmatamento ilegal

Balanço com resultados preliminares da operação, que ocorreu em agosto nos 17 estados inseridos no bioma, foi apresentado na última sexta-feira (28/08)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.